Ensino de estereoquímica baseado em modelagem: inclusão de alunos com a utilização de sementes Amazônicas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46563Palavras-chave:
ensino de química; estratégia didática; isomeria; deficiência visualResumo
A pesquisa foi desenvolvida para contribuir de forma inclusiva com o ensino e a aprendizagem de estereoquímica, integrando tanto alunos normovisuais quanto aqueles com deficiências visuais no mesmo ambiente de sala de aula. O objetivo central desta pesquisa foi desenvolver competências teóricas, conceituais e contextuais sobre isomeria espacial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso, utilizando entrevista semiestruturada e observação participante. Após a aplicação de sequência didática com ensino baseado em modelagem, os dados coletados foram analisados qualitativamente. Os resultados demonstram o potencial da proposta didática, em contribuir para o processo de ensino e aprendizagem relacionados à estereoquímica, favorecidos através das trocas e interações com os materiais adaptados, possibilitando que o aluno com deficiência visual conseguisse compreender os conceitos envolvidos nas representações das moléculas com isomeria. Foi observado um progresso significativo na compreensão dos conceitos relacionados a Estereoisomeria de todos os alunos. Além disso, observou-se uma adequada internalização dos conceitos, evidenciada pelos resultados do pós-teste, que mostraram percentual de acertos superior a 70%. Esta proposta implementada neste estudo avança na promoção de aulas de isomeria mais inclusivas para alunos com deficiência visual.
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