Ensino de estereoquímica baseado em modelagem: inclusão de alunos com a utilização de sementes Amazônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46563

Palavras-chave:

ensino de química; estratégia didática; isomeria; deficiência visual

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida para contribuir de forma inclusiva com o ensino e a aprendizagem de estereoquímica, integrando tanto alunos normovisuais quanto aqueles com deficiências visuais no mesmo ambiente de sala de aula. O objetivo central desta pesquisa foi desenvolver competências teóricas, conceituais e contextuais sobre isomeria espacial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso, utilizando entrevista semiestruturada e observação participante. Após a aplicação de sequência didática com ensino baseado em modelagem, os dados coletados foram analisados qualitativamente. Os resultados demonstram o potencial da proposta didática, em contribuir para o processo de ensino e aprendizagem relacionados à estereoquímica, favorecidos através das trocas e interações com os materiais adaptados, possibilitando que o aluno com deficiência visual conseguisse compreender os conceitos envolvidos nas representações das moléculas com isomeria. Foi observado um progresso significativo na compreensão dos conceitos relacionados a Estereoisomeria de todos os alunos. Além disso, observou-se uma adequada internalização dos conceitos, evidenciada pelos resultados do pós-teste, que mostraram percentual de acertos superior a 70%. Esta proposta implementada neste estudo avança na promoção de aulas de isomeria mais inclusivas para alunos com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Amauri Rodrigues de Carvalho, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia dentro da linha de pesquisa de Estratégias de Ensino, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Licenciado Pleno em Ciências Naturais com Habilitação em Química, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor Efetivo da Secretaria de Estado da Educação (SEED) no Estado do Amapá.

Ronilson Freitas de Souza, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Química Orgânica pelo PPGQ da Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor do Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor do Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Tem experiência na área de Química e Ensino de Ciências.

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Publicado

14-11-2024