Diálogo entre linguagens
intervenção pedagógica com jogos teatrais
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47363Palabras clave:
Educomunicação; Arte; Teatro; Música; BNCCResumen
A Educomunicação busca integrar educação e comunicação. Foi formalizada no Brasil por Ismar de Oliveira Soares e subdividida em ecossistemas comunicativos, utilizando linguagens culturais e tecnológicas. A arte, nesse contexto, desempenha papel central, sendo um meio acessível de comunicação e expressão criativa. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende que o ensino de arte deve integrar diferentes linguagens (música, teatro, dança e artes visuais) e apresenta o conceito de Artes Integradas, conectando arte e tecnologias digitais. Este estudo propõe explorar como a Educomunicação pode facilitar o diálogo entre as linguagens do teatro e da música, por meio de práticas pedagógicas colaborativas. A metodologia pedagógica adotada é baseada nas abordagens de Viola Spolin da linguagem teatral e Émile Jacques-Dalcroze da musical. A intervenção proposta no artigo foi realizada em uma escola estadual de Santa Maria - RS com a 1ª série do ensino médio e foi estruturada em três fases: planejamento, execução e avaliação, com foco na aplicação de jogos teatrais aliados à música.
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