Diálogo entre linguagens

intervenção pedagógica com jogos teatrais

Autores/as

  • Vivian Aparecida dos Reis Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil
  • Maria Antônia Saccol da Costa Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil
  • Noemi Boer Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN http://orcid.org/0000-0002-5405-9492

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47363

Palabras clave:

Educomunicação; Arte; Teatro; Música; BNCC

Resumen

A Educomunicação busca integrar educação e comunicação. Foi formalizada no Brasil por Ismar de Oliveira Soares e subdividida em ecossistemas comunicativos, utilizando linguagens culturais e tecnológicas. A arte, nesse contexto, desempenha papel central, sendo um meio acessível de comunicação e expressão criativa. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende que o ensino de arte deve integrar diferentes linguagens (música, teatro, dança e artes visuais) e apresenta o conceito de Artes Integradas, conectando arte e tecnologias digitais. Este estudo propõe explorar como a Educomunicação pode facilitar o diálogo entre as linguagens do teatro e da música, por meio de práticas pedagógicas colaborativas. A metodologia pedagógica adotada é baseada nas abordagens de Viola Spolin da linguagem teatral e Émile Jacques-Dalcroze da musical. A intervenção proposta no artigo foi realizada em uma escola estadual de Santa Maria - RS com a 1ª série do ensino médio e foi estruturada em três fases: planejamento, execução e avaliação, com foco na aplicação de jogos teatrais aliados à música.

Biografía del autor/a

  • Vivian Aparecida dos Reis, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

    Aluna do curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN) Santa Maria, RS, Brasil.

  • Maria Antônia Saccol da Costa, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

    Aluna do curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN) Santa Maria, RS, Brasil

  • Noemi Boer, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

    Doutora. Professora na Universidade Franciscana (Santa Maria, RS), no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens e no curso de Graduação em Pedagogia.

  • Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN
    Doutora em Comunicação (UFSM) Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação (LAPEC) Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do  Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

    Universidade Franciscana - UFN

Referencias

ALMEIDA, L. B. C. As áreas de intervenção da educomunicação. Disponível em: https://www.academia.edu/100264171/As_%C3%A1reas_de_interven%C3%A7%C3%A3o_da_educomunica%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 05 Jan. 2025.

BARBOSA, Ana Mae (Org.).Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte.7.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

BARBERO, Jesús. Desafios culturais da comunicação à educomunicação. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011, p. 121-134.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1 e 2.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

DAMIANI, Magda Floriano et al. Discutindo pesquisas do tipo Intervenção Pedagógica. Cadernos de Educação. |FaE/PPGE/UFPel, n. 45, p. 57 – 67, 2013. Disponível em: https://encurtador.com.br/gDJ3z . Acesso em: 28 ago. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GAMBOA, Silvio Sanchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó, SC: Argos, 2012.

MADUREIRA, José Rafael . O Ritmo, a Música e a Educação (Émile Jaques-Dalcroze, 1920). Pro-Posições (Unicamp) , v. 18, p. 269-273, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2008.

SOARES, Carmela. Pedagogia do Jogo Teatral: Uma Poética do Efêmero - O Ensino do Teatro na Escola Pública. São Paulo: Hucitec, 2010.

SOARES, I. de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e educação midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. 5.ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, [1963] 2005

Publicado

25-06-2025