História da Matemática como estratégia para o ensino de geometria

uma análise de pesquisas acadêmicas

Auteurs

  • Juliana Moraes França Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47593

Mots-clés :

História da Matemática; Geometria; Educação Básica

Résumé

Este artigo tem como objetivo compreender como a História da Matemática (HM) é abordada em pesquisas científicas relacionadas ao ensino e aprendizagem de geometria na Educação Básica.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, na qual utilizou-se o Mapeamento na Pesquisa Educacional, para produzir, organizar e analisar os dados. Foram realizadas buscas por dissertações e teses com a expressão-chave: "História da Matemática" AND "Geometria". Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram elencadas 12 pesquisas. Os resultados apresentam implicações pedagógicas que ressaltam a importância de abordagens integradoras, que relacionem a Matemática a outras disciplinas, e ao contexto dos estudantes. Além de reforçar a necessidade de formação continuada para professores interessados em desenvolver atividades relacionadas à HM em suas práticas pedagógicas.

Biographies des auteurs

  • Juliana Moraes França, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

    Licenciada em Matemaática pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa, BA.

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
    Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS. Professora visitante, docente do programa de pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM - UESC.

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Publiée

25-06-2025