História da Matemática como estratégia para o ensino de geometria
uma análise de pesquisas acadêmicas
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47593Mots-clés :
História da Matemática; Geometria; Educação BásicaRésumé
Este artigo tem como objetivo compreender como a História da Matemática (HM) é abordada em pesquisas científicas relacionadas ao ensino e aprendizagem de geometria na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, na qual utilizou-se o Mapeamento na Pesquisa Educacional, para produzir, organizar e analisar os dados. Foram realizadas buscas por dissertações e teses com a expressão-chave: "História da Matemática" AND "Geometria". Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram elencadas 12 pesquisas. Os resultados apresentam implicações pedagógicas que ressaltam a importância de abordagens integradoras, que relacionem a Matemática a outras disciplinas, e ao contexto dos estudantes. Além de reforçar a necessidade de formação continuada para professores interessados em desenvolver atividades relacionadas à HM em suas práticas pedagógicas.
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