O processo de ensino-aprendizagem de um aluno com transtorno mental inserido no NEEJA
uma análise das práticas inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.48491Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Transtorno mental. Educação Especial. Inclusão Escolar. Perspectiva Histórico-Cultural.Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo investigar sobre como tem se dado o acesso e a inclusão de alunos com transtornos mentais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), em uma escola localizada no município de São Mateus, no estado do Espírito Santo. Busca compreender as relações que permeiam a EJA/NEEJA no que se refere à inclusão de alunos com transtorno mental nesta modalidade de ensino, bem como identificar os possíveis avanços e desafios da Educação Especial na perspectiva inclusiva para pessoas com demandas em saúde mental. Foi realizado um estudo de caso com um estudante com transtorno de Esquizofrenia inserido na Educação de Jovens e Adultos. Para coleta dos dados foram realizadas observações em sala de aula, a fim de compreender as práticas pedagógicas e as interações sociais, bem como entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, foi utilizada a perspectiva Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vigotski, com o objetivo de apreender a singularidade dos processos de aprendizagem do estudante considerando os aspectos sociais, históricos e culturais. Vigotski afirma que somos constituídos por meio da nossa relação com o outro e é a partir das interações sociais que a pessoa se forma enquanto humano. Sendo assim, o fazer pedagógico deve considerar o aluno com transtorno mental como um ser de características e potencialidades particulares, que não o tornam inferior no processo de aprendizagem, compreendendo que o diagnóstico não deve ser considerado como um fim em si mesmo, mas como a força motriz do desenvolvimento da personalidade e das forças compensatórias por ele encontradas no processo de ensino-aprendizagem.
Referências
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
ESPÍRITO SANTO. Secretaria de estado da educação (SEDU). Conselho estadual de educação (CEE). Resolução CEE Nº 3.777/2014. Fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo, e dá outras providências. Vitória: Sedu, 2014 Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Educa%C 3%A7%C3%A3o%20Profissional/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CEE%20n% C2%BA%203.777-2014.pdf. Acesso em: 29 set. 2024.
MARTINS, D. M; NETO, E. A. R.; OLIVEIRA, L. D. S. A Inclusão de alunos com Transtorno Mental na Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Um diálogo intersetorial no campo das Políticas Públicas. 2019. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2019/images/trabalhos/trabalho_submissaoId_509_5095cca64a8cfc16.pdf. Acesso em 25 out. 2022.
SILVA, Aparecida Souza França; CRISTOFOLETI, Rita De Cássia. Refletindo o fazer pedagógico na Educação Especial: uma análise dos conceitos vigotskianos no campo da deficiência. Revista Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino, v. 3, p. 83-92, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/28147/91. Acesso em: 12 out. 2022.
VIGOTSKI, L.S. Obras Completas – Tomo Cinco: Fundamentos de Defectologia. 2.ed. Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2022.
VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Educação e sociedade, 2000a. (Original publicado em 1929). Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hgR8T8mmTkKsNq7TsTK3kfC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Débora Brumatti Coutinho Messias, Rita de Cassia Cristofoleti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.