The subsumption of black women in history teaching

Authors

  • Brenda Figueiroa de Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Acassia dos Anjos Santos Rosa Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47440

Keywords:

Ensino de História, Mulheres negras, Educação antirracista

Abstract

This article is part of the discussions surrounding the Teaching of History and aims to study black women whose existence and actions were and are hidden from basic teaching of Brazilian History during the period of slavery. The work aims to question the reasons for this denial and address the narratives produced about these women in textbooks

Author Biography

  • Acassia dos Anjos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe

    Possui Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestrado em Letras e Graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é professora Associada de Língua Espanhola do Departamento de Letras estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe, onde atuou como coordenadora do colegiado do curso de espanhol (2023-2025). É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras (PPGLES) da UFS. É coordenadora Institucional do PIBID (2025-2026) e membra da Diretoria Executiva da Editora da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (EDALAB 2023-2027). Integra o GT21 da ANPED - Educação e Relações Étnico-Raciais e participa do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: identidades na América latina; educação linguística; mulheridades; educação decolonial; currículo e relações étnico-raciais; decolonialidade; formação de professores de espanhol; letramentos críticos e materiais didáticos.

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Published

25-06-2025