O auto do bumba meu boi e suas contribuições didáticas para alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Abstract
Pensar educação baseada no respeito à diversidade cultural é uma reivindicação das lutas dos movimentos sociais, principalmente o movimento negro, que contribuiu para implementação de políticas públicas de combate ao racismo, em destaque, a Lei 10.639/03 que discorre sobre a inclusão da História Afro-Brasileira e, posteriormente, complementada pela Lei 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da História Afro-Brasileira e Indígena no ensino fundamental e médio público e privado. Diante dessas orientações legais pretende-se refletir como a prática docente tem sido (re)construída para desenvolver o ensino na perspectiva das relações étnico-raciais, visando a efetivação dessas leis no cotidiano escolar. O presente artigo tem como objetivo geral analisar as contribuições didáticas do Auto do Bumba meu boi para a alfabetização, transmissão e valorização da cultura de matriz africana entre crianças do 1º Ciclo do Ensino Fundamental. Para isso, utilizando pesquisa bibliográfica pretende apresentar a origem do Bumba-meu-boi; discutir como as Leis 10.639/03 e 11.645/08 vêm sendo trabalhadas, no âmbito escolar, de forma interdisciplinar, propiciando a alfabetização em séries iniciais; e desenvolver uma proposta de alfabetização, a partir do Auto do Bumba meu boi, baseada em projeto didático que assegurem a efetivação das leis citadas, no ambiente escolar.
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