O auto do bumba meu boi e suas contribuições didáticas para alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Resumen
Pensar educação baseada no respeito à diversidade cultural é uma reivindicação das lutas dos movimentos sociais, principalmente o movimento negro, que contribuiu para implementação de políticas públicas de combate ao racismo, em destaque, a Lei 10.639/03 que discorre sobre a inclusão da História Afro-Brasileira e, posteriormente, complementada pela Lei 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da História Afro-Brasileira e Indígena no ensino fundamental e médio público e privado. Diante dessas orientações legais pretende-se refletir como a prática docente tem sido (re)construída para desenvolver o ensino na perspectiva das relações étnico-raciais, visando a efetivação dessas leis no cotidiano escolar. O presente artigo tem como objetivo geral analisar as contribuições didáticas do Auto do Bumba meu boi para a alfabetização, transmissão e valorização da cultura de matriz africana entre crianças do 1º Ciclo do Ensino Fundamental. Para isso, utilizando pesquisa bibliográfica pretende apresentar a origem do Bumba-meu-boi; discutir como as Leis 10.639/03 e 11.645/08 vêm sendo trabalhadas, no âmbito escolar, de forma interdisciplinar, propiciando a alfabetização em séries iniciais; e desenvolver uma proposta de alfabetização, a partir do Auto do Bumba meu boi, baseada em projeto didático que assegurem a efetivação das leis citadas, no ambiente escolar.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei n. 11. 645, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da República
Federativa do Brasil. Brasília, DF, 10 mar. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 10 fev. 2016
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 24 ed., São Paulo: Cortez, 1985.
____________ . Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26 ed., São Paulo: Cortez, 2011.
FERRETTI, Sérgio. "Dimensões da Cultura: Popular, Erudita." (2007). Acesso em: 8 jun. 2016.
GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag4.pdf. Acesso 13 mar. 2016.
____________. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela Anpae, v. 27, n.1, 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/viewFile/19971/11602. Acesso 20 jan. 2016.
IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Bumba-meu-boi do Maranhão é o mais novo patrimônio cultural brasileiro. Publicado em 31 de ago./2011. Diponível em: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes. Acesso 20 abr. 2016.
JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
MARQUES, Francisca Ester de Sá. Mídia e experiência estética na cultura popular: o caso do Bumba meu boi. – São Luís. Imprensa Universitária. 1999.
MUNANGA, Kabengele. "Diversidade, identidade, etnicidade e cidadania."Conferência proferida. No. 1 (2010). Acesso em: 17 mar. 2016.
PASSOS, Iran de Jesus Rodrigues dos. A Transição da Cultura Popular para Cultura de Massa no Maranhão: aspectos do Bumba-meu-boi Pirilampo, 3ª. ed. São Luís: Quatro Passos, 2003. v. 1. p.178.
MENEZES, A. C. S. (2014). Educação do Campo Semiárido: fundamentos e práticas do currículo contextualizado. Revista Temas em Educação, 245-263.
SILVA. Natalino Neves da. A diversidade cultural como princípio educativo. Universidade FUMEC. – Belo Horizonte. Ano 8, n. 11, p. 13-99, jul/dez. 2011.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. São Paulo, Revista
Pátio, nº 29, fev. 2004. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/18892732/ArtigoAlfabetizacao-e-Letramento-Magda-Soares1. Acesso em: 12 fev. 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.