Práticas de Letramento e Gêneros Discursivos na Formação de Professores Indígenas do Alto Xingu

Authors

  • Carmem Jená Machado Caetano Universidade de Brasília
  • Camila Moreira Ramos Universidade de Brasília
  • Vilma José Sabino Kamaiurá Universidade de Brasília

Abstract

Com a conquista do direito a uma instituição escolar diferenciada, garantida pela Constituição Federal de 1988, as atenções têm recaído sobre a formação de professores indígenas que ensinam nas aldeias, bem como a busca por conteúdos e materiais para a formulação dos currículos das instituições escolares indígenas brasileiras. Diante disso, o propósito deste artigo é refletir sobre as práticas de letramento e os gêneros discursivos utilizados pelos professores que lecionam no curso de Magistério Intercultural para comunidades indígenas no Alto Xingu, Mato Grosso. Para a investigação, utilizamos a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 1999, 2001, 2003) e a Teoria Social do Letramento (Barton, 1994; Barton, Hamilton e Ivanic, 2000, Street, 2014). Por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, nos valemos das entrevistas feitas com os professores do magistério e de notas de campo bem como de observações das aulas ministradas. Os resultados principais apontam para o uso do letramento ideológico, na perspectiva de Street (2014).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carmem Jená Machado Caetano, Universidade de Brasília

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Linguística da UnB.

Camila Moreira Ramos, Universidade de Brasília

Mestranda em Linguística na Universidade de Brasília, Pós-graduada em Revisão de textos pelo Uniceub, Graduada em Letras pela Universidade de Brasília.

Vilma José Sabino Kamaiurá, Universidade de Brasília

Mestranda em Linguística na Universidade de Brasília, Pós-graduada em Revisão de textos pelo Uniceub, Graduada em Letras pela Universidade de Brasília

References

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Ox-ford: Blackwell. 1994.

BARTON, D & HAMILTON, M. Literacy practices. In D. Barton, M. Hamilton & R. I. Ivanic (eds.) op. cit. 2000.

BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes. Gêneros discursivos nas práticas de letramento inclusivo. V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. ISSN 1808-7655, ago 2009.

BEVILAQUA, Raquel. Novos estudos do Letramento e Multiletramentos: divergências e confluências. Revista Virtual de Letras, Goiás, v.05, nº01, jan./jul., 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: ago 2017.

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHOULIARAKI, L; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Crit-ical Discourse Analisys. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Trad. Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

. Analiysing discourse: textual analysis for social research. Londres: Routledge, 2003.

MAHER, Teresinha. Formação de professores indígenas: uma discussão introdutória. In: Formação de professores indígenas: repensando trajetórias Brasília, 2006.

. Política linguísticas e políticas de identidades: currículo e representação de professores indígenas na Amazônia ocidental brasileira. ISSN 1645-1384 (online). Disponível em: <www.curriculosemfronteiras.org>. Acesso em: ago. 2017.

RIOS, Guilherme. Literacy discourses. A socialcultural critique in Brazilian commu-nities. Saarbrücken: Verlag Dr Müller, 2009.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. As abordagens êmica, ética e dialética na pesquisa em etnomodelagem. In: VII CIBEM. Uruguai, 16-20 set. 2013. Disponível em: <http://www.cibem7.semur.edu.uy/7/actas/pdfs/275.pdf>. Acesso em: maio 2018.

STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge University Press, 1994.

. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Published

24-12-2018

Issue

Section

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas