Um estudo sobre a utilização de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem na educação superior
Abstract
Este artigo tem por objetivo realizar um estudo sobre a utilização das tecnologias digitais, por parte dos docentes e discentes de cursos da educação superior. Sendo elencado suas contribuições e desafios no processo de ensino-aprendizagem, como também um breve panorama sobre o cenário atual do ensino superior no Brasil. Cada vez mais as tecnologias digitais estão inseridas em nosso cotidiano, aproximadamente dois terços da população de nosso país está conectada à internet, está inserção possibilita grandes avanços em nossa sociedade. Diversas áreas de conhecimento dispõem das mais variadas tecnologias, e no âmbito educacional não é diferente. A utilização de novas tecnologias, possibilitam transformações significativas no processo de ensino-aprendizagem. A partir dessa motivação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma análise em pesquisas quantitativas acerca da origem das tecnologias até sua contribuição e desafios para o processo de ensino-aprendizagem. Também foi realizada uma pesquisa de campo, afim de obter dados para validarem as informações encontradas. Apesar dos diversos desafios enfrentados pelos docentes, discentes e instituições de ensino, se as tecnologias digitais forem utilizadas de forma eficiente, elas contribuirão efetivamente no desenvolvimento educacional e consequentemente na solução de problemas em prol da sociedade.
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