Active methodologies in the study of social movements in secondary school

Authors

  • Marcelo Kunrath Silva
  • Brenda Espindula
  • Camila Farias da Silva
  • Carla Michele Rech
  • Eduardo Georjão Fernandes
  • Ivone dos Passos Maio UFRGS
  • Luciene Zenaide Andrade Lauda
  • Matheus Mazzilli Pereira

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.31784

Abstract

This paper presents the process of developing didactic material for the study of social movements, aimed at high school teachers. For this, part of the analysis of the limitations in the approaches to this theme found in the sociology textbooks. From that, it proposes - based on structural concepts such as “political confrontation”, “social movements” and “countermovements”, and on the construction of a framework of pedagogical guiding principles that privilege active learning experiences - complementary ways of dealing with the theme. The result is the proposal of didactic material which focus is practical didactic classroom situations. The process of conception of the material involved creativity, research, and experimental experiences in classroom.

Keywords: didactic material; high school; social movements; active methodologies

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Author Biographies

Marcelo Kunrath Silva

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutor em Sociologia pela mesma universidade. Possui pós-doutorado no Watson Institute for International Studies/Brown University. Desde 1999 é professor do Departamento de Sociologia da UFRGS, integrando o Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Coordena o Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento - GPACE.

Brenda Espindula

Licenciada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela UFRGS. Atualmente, doutoranda do mesmo programa e pesquisadora-ativista em laboratórios de inovação cidadã. Interesses de pesquisa em tecnologias digitais, ativismos, movimentos sociais e participação política. Membro do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento - GPACE.

Camila Farias da Silva

Licenciada e bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e doutoranda em sociologia (PPGS/UFGRS). Faz parte do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento. Atualmente é professora de sociologia no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM/UFSM).

Carla Michele Rech

Licenciada e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Sociologia (UFRGS). Professora substituta do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Departamento de Sociologia e Política da UFPel (2018-2020). Professora voluntária do Núcleo de Ciências Sociais/Filosofia PIBID/CAPES da UFPEL (2018/2019). Integrante do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE/UFRGS).

Eduardo Georjão Fernandes

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Centro Universtiário Uniftec. Membro do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE/UFRGS).

Ivone dos Passos Maio, UFRGS

Doutoranda em Sociologia (UFRGS), bacharel em Turismo (PUCRS) e em Ciências Sociais (UFRGS). Como docente possui experiência no ensino superior e técnico. Membro do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE/UFRGS).

Luciene Zenaide Andrade Lauda

Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais (UFRGS). Mestre e Doutora em Sociologia (UFRGS). Como docente possui experiência no Ensino Superior e Médio.

Matheus Mazzilli Pereira

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha (PPGSP/UVV). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE).

 

Published

31-12-2020

Issue

Section

Artigos