The Problematizing Experimentation and Science Teaching: the challenges and perspectives in education of field

Authors

  • Izabel Bressanini Monteiro Universidade Federal de Viçosa
  • Cristiane Lopes Rocha de Oliveira Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0001-6065-3968
  • Bethânia Medeiros Geremias Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31902

Abstract

When reflecting on methodological alternatives, it is important to contextualize Science Teaching under the bias in Rural Education, with the purpose of promoting the effective participation of students in the process of building knowledge. The problematizing experimentation has been emphasized for its great pedagogical potential, helping in the process of building knowledge, through questioning, in order to overcome fragmented teaching. In this perspective, we sought to identify the main challenges faced by science educators in using the problematizing experimentation as an active methodology in Rural Community Schools of Jaguaré - ES, which adopt the Alternation Regime. Therefore, three teachers participated in this study, representing the three schools surveyed. The research has a qualitative character, and for data collection semi-structured interviews were carried out and the information obtained was recorded and later analyzed. It was possible to verify that the problematizing experimentation can awaken the critical thinking of the students, who, in turn, become protagonists of this process, contributing to the reflections about the consequences of Science in Society and the possibilities of facing the problems.

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Author Biographies

Izabel Bressanini Monteiro, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Viçosa-UFV, mestranda em Educação pela Universidade Federal de viçosa- UFV.

Cristiane Lopes Rocha de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e especialização em Educação do Campo (2017). Atualmente é professora do Departamento de Educação na Universidade Federal de Viçosa. Membro da Comissão Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFV, Membro da Comissão de Extensão do Departamento de Educação - UFV. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores no Ensino de Química, Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Química, Química e Agroecologia, e também nas áreas: Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Educação do Campo.

Bethânia Medeiros Geremias, Universidade Federal de Viçosa

Professora o Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde 2016. Atua na Área/subárea: Educação/Didática - Metodologia de Ensino. Doutora e Mestre Educação Científica e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC). Realizou Doutorado Sanduíche, pelo PDSE/CAPES, no laboratório CIMEOS (CommunIcations MEdiations, Organisations Savoirs), da Université de Dijon-França (2014-2015), sob orientação do Prof. Dr. Daniel Raichvarg. Também possui Mestrado em Ciências da Educação, pela Université de Nantes-França (2010). Graduanda em Pedagogia, pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Possui experiências na área de educação, como professora das séries inicias do Ensino Fundamental e como coordenadora de Sala Informatizada em Escolas Municipais. Atua como professora de Ensino Superior desde 2011. Seus focos de pesquisa e ensino são: estratégias didáticas para o Ensino de Ciências, formação de professores, TICs na Educação e nas práticas docentes, Linguagem e Ensino de Ciências e Tecnologias, Análise de Discurso, Educação CTS. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Viçosa, ministrando disciplinas relacionadas às metodologias de pesquisa, Educação CTS e Paulo Freire. 

Published

22-12-2020

Issue

Section

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil