A experimentação problematizadora e o ensino de ciências: desafios e perspectivas na educação do campo

Autores/as

  • Izabel Bressanini Monteiro Universidade Federal de Viçosa
  • Cristiane Lopes Rocha de Oliveira Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0001-6065-3968
  • Bethânia Medeiros Geremias Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31902

Resumen

Ao refletir sobre alternativas metodológicas, torna-se importante contextualizar o Ensino de Ciências sob o viés na Educação do Campo, com a finalidade de promover a participação efetiva dos estudantes no processo de construção de conhecimentos. A Experimentação Problematizadora tem sido enfatizada pelo seu grande potencial pedagógico, auxiliando no processo de construção dos saberes, por intermédio de questionamentos, com o intuito de superar o ensino fragmentado. Nessa perspectiva, buscou-se identificar os principais desafios enfrentados pelos educadores de Ciências em utilizar a Experimentação Problematizadora enquanto metodologia ativa nas Escolas Comunitárias Rurais de Jaguaré - ES, que adotam o Regime de Alternância. Para tanto, participaram do presente estudo três professoras, representando as três escolas pesquisadas. A pesquisa possui caráter qualitativo, e para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e as informações obtidas foram gravadas e, posteriormente analisadas. Foi possível constatar que a Experimentação Problematizadora pode despertar o pensamento crítico dos estudantes, que por sua vez, se tornam protagonistas desse processo, contribuindo nas reflexões acerca das consequências da Ciência na Sociedade e nas possibilidades de enfrentamento dos problemas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Izabel Bressanini Monteiro, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Viçosa-UFV, mestranda em Educação pela Universidade Federal de viçosa- UFV.

Cristiane Lopes Rocha de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e especialização em Educação do Campo (2017). Atualmente é professora do Departamento de Educação na Universidade Federal de Viçosa. Membro da Comissão Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFV, Membro da Comissão de Extensão do Departamento de Educação - UFV. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores no Ensino de Química, Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Química, Química e Agroecologia, e também nas áreas: Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Educação do Campo.

Bethânia Medeiros Geremias, Universidade Federal de Viçosa

Professora o Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde 2016. Atua na Área/subárea: Educação/Didática - Metodologia de Ensino. Doutora e Mestre Educação Científica e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC). Realizou Doutorado Sanduíche, pelo PDSE/CAPES, no laboratório CIMEOS (CommunIcations MEdiations, Organisations Savoirs), da Université de Dijon-França (2014-2015), sob orientação do Prof. Dr. Daniel Raichvarg. Também possui Mestrado em Ciências da Educação, pela Université de Nantes-França (2010). Graduanda em Pedagogia, pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Possui experiências na área de educação, como professora das séries inicias do Ensino Fundamental e como coordenadora de Sala Informatizada em Escolas Municipais. Atua como professora de Ensino Superior desde 2011. Seus focos de pesquisa e ensino são: estratégias didáticas para o Ensino de Ciências, formação de professores, TICs na Educação e nas práticas docentes, Linguagem e Ensino de Ciências e Tecnologias, Análise de Discurso, Educação CTS. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Viçosa, ministrando disciplinas relacionadas às metodologias de pesquisa, Educação CTS e Paulo Freire. 

Publicado

22-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil