A multidisciplinary proposal for the teaching of organic functions based on the scientific dissemination book “Napoleon’s Buttons’’

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32620

Abstract

Abstract: The present work aims to report a pedagogical multidisciplinary experience for the teaching of organic functions in basic education, from using the chapter “The pill’’ of the scientific dissemination book “Napoleon’s Buttons: How 17 molecules changed history’’. The didactic sequence happened with 13 students of public’s high school from Porto Alegre. The data is composed by the records of the Teaching Initiation scholarship observations that where writing on yours field diaries and by the student’s productions realized in the activity developed which was analyzed in a descriptive and interpretative way. The results indicate that the use of scientific disseminations text favored the development of critical thinking because the students were able to study concepts of Chemistry in a way related to Biology and to the historical and social contexts reported in the book, enabling a contextualized learning of school knowledge.

Keywords: Chemistry education, pill, scientific disseminations

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Author Biographies

Giulia Oppa Kirinus Kirinus, ufrgs

Bolsista PIBID e licencianda em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Vanessa Fontana Fonseca Fonseca, ufrgs

Bolsista PIBID e licencianda em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nathalia Marcolin Simon Simon, ufrgs

Professora adjunta no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem experiência em investigações diversas envolvendo líquidos iônicos e poli(líquidos iônicos), especialmente naquelas voltadas para sorção de dióxido de carbono e nanocatalisadores metálicos. Recentemente incluiu o ensino de química, com foco no tema divulgação científica, como área de atuação. Possui Doutorado (2017), Mestrado (2013), Bacharelado (2013) e Licenciatura (2009) pela mesma Universidade.

Camila Greff Passos, UFRGS

Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Multidisciplinar: Biologia, Física e Química. Orienta no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Química da mesma Instituição no período de 2014-2017. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Físico-Química de materiais (2007) e doutorado em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da educação básica por 6 anos e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa sobre formação de professores. Áreas de interesse: metodologias ativas de ensino e aprendizagem, educação ambiental e desenvolvimento profissional docente.

Published

20-11-2020

Issue

Section

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência