About Luísas

an experience of theater-cinema during the covid-19 pandemic scenario

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36202

Abstract

In a pandemic whose protagonist is the coronavirus (COVID-19), sanitary restrictions inspired us to artistic reinventions, including a collective theater-cinema from which the work Sobre Luísas was born. Through a creative and alternative process in 2021, other protagonisms were possible, inspiring design strategies in which respect for the limits and protocoled care was present with the respective participations. Thus, from one of the cycles of Os Ciclomáticos Companhia de Teatro, art is defended and re-signified throughout this difficult time, with the recording and sharing of the work developed above all being worth it.

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Author Biographies

Wallace Araujo de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e doutorando em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área Contemporaneidade e Processos de Subjetivação, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). Possui graduação em Licenciatura Plena em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Curso Técnico Profissionalizante em Administração pelo Colégio Casimiro de Abreu (COCA). Atualmente é docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Patrimonial, no Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos (IPN) e dos Cursos Técnicos do Colégio FLAMA. Pesquisador do PVP Migrantes (CAPES-COFECUB), do Laboratório AfeTAR (UERJ), do Grupo FRESTAS (UNIRIO) e do Observatório de Carnaval (OBCAR-UFRJ), é também pós-graduando em Patrimônio Cultural no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Artista-bailarino profissional (Sindicado dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro – SPDRJ) e com formação pelo Centro de Artes Nós da Dança (CAND), compõe a Companhia Aérea de Dança desde 2003, traçando uma trajetória artística e acadêmica, cujo enfoque se direciona aos estudos de arte, sociedade e cultura.

Ribamar Arruda Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ribamar Ribeiro é ator, diretor, dramaturgo, produtor, professor e sonoplasta. Possui Licenciatura em Artes Visuais e é mestrando em Artes na UERJ. Já escreveu e dirigiu mais de 50 espetáculos teatrais. É diretor artístico e um dos fundadores de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro e da CTI - Comunidade Teatral Independente. Como ator já trabalhou com André Paes Leme, Marília Martins, José da Costa e Nanci de Freitas e Antônio Abujamra. Possui mais de 40 prêmios em todo o Brasil. Professor da FUNARTE, SENAC Rio e SESC Rio. Ministrou oficinas e palestras nas Universidades: UNIRIO, UFBA, Universidade Rural e Estácio de Sá; e também em festivais internacionais: Lima - Peru, França e Alemanha. Em 2006 dirigiu o musical sobre samba: "É Isso Aí, Irajá!", de Nei Lopes. Em 2013 escreveu e dirigiu "Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro" vencedor do Prêmio Montagem Cênica do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em 2015 recebeu o Prêmio Internacional do Festival Internacional de Teatro Latino-americano em Lima no Peru como diretor e dramaturgo pela pesquisa de linguagem. Participa do festival Santiago a mil na Comitiva Brasileira do Ministério da Cultura no Chile. Em 2018 foi jurado do Concurso de Dramaturgia para Infância e Juventude - FUNARTE - 2018. Em 2020 participou do Laboratório de Direção Cênica do X FESTEPE - Festival Internacional de Teatro y Performance em Chancay - Lima - Peru. Como dramaturgo, foi selecionado para as publicações com os seus textos: "Cenas do Confinamento", "Escrita Criativa - UERJ" e "Festival de Peças de Um Minuto" de Os Parlapatões. A sua performance "Arquivo Vivo" foi apresentada na UERJ, UFRJ / EBA e na PUC Rio.

Published

19-11-2021