Multimodalidade em livros acadêmico-científicos:

o uso de características tipográficas em capas e sumários

Authors

  • Mariana Oliveira Martins de Arruda Universdiade Federal do Piauí
  • Maria Eduarda Sousa Santos Universidade Federal do Piauí
  • Vânia Soares Barbosa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37956

Keywords:

Multimodality, Typography, Textbooks

Abstract

Typography has been standing out as a semiotic mode in the past few decades (VAN LEEUWEN, 2006). Considering that, this research had as its main objective to investigate the possible visualization process that has been occurring in academic-scientific books’ covers and content lists. In order to accomplish that, 21 academic books from the field of Applied Linguistics, published between 2000 and 2020 were selected and had the typography present in its covers and content list analyzed based on the characteristics described by van Leeuwen (2006) and Serafini and Clausen (2012). The patterns portray an increasing use of colors, irregular elements and informal aspects not only in the covers but in the summaries as well. As such, the visualization process pointed out by Bezemer and Kress (2009) is also occurring in the typography of covers and summaries of the analyzed books. In this sense, we understand that new potentials are being reached with the use of fonts’ characteristics in meaning production. This probably will impact the next generation of students and teachers.

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Author Biographies

Mariana Oliveira Martins de Arruda, Universdiade Federal do Piauí

Licenciada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e integrante do Grupo de Estudos em Multimodalidade, Tecnologia e Educação (GEMTE). Participou do Programa de Iniciação Científica (ICV) entre 2019 e 2021 com pesquisas em Multimodalidade, as quais eram focadas em materiais didáticos de língua inglesa, imagens e tipografia.

Maria Eduarda Sousa Santos, Universidade Federal do Piauí

Formada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e integrante do Grupo de Estudos em Multimodalidade, Tecnologia e Educação (GEMTE). Participou do Programa de Iniciação Científica (ICV/PIBIC) de 2018 até 2021 com pesquisas em Multimodalidade, as quais eram focadas em materiais didáticos de língua inglesa, revistas digitais e picturebooks infantis. Também atuou como professora do programa Idiomas Sem Fronteiras (NucLi - UFPI) entre 2019 e 2020.

Vânia Soares Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Vânia Soares Barbosa é doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Birmigham, Inglaterra. Atua como professora Adjunta na Coordenação de Letras Estrangeiras, na Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de língua inglesa e formação de professores, leitura, história da língua inglesa, multimodalidade e multiletramentos. Coordena o Grupo de Estudos em Multimodalidade, Tecnologia e Ensino – GEMTE UFPI. Seus interesses de pesquisa são principalmente: ensino de línguas estrangeiras, análise e produção de materiais didáticos, semiótica social /multimodalidade e tradução intersemiótica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5816-1064.

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Published

18-08-2022