Application of pear deck tool in creating interactive classes

an experience report

Authors

  • Fernando Paula Ferreira Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Joelma Ferreira dos Santos IFTM
  • Pablo Henrique Bosco Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Profa. Dra. Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38993

Keywords:

Pear Deck; Teaching; Learning

Abstract

As a result of the Covid-19 pandemic, the TDIC's became evident, causing several changes in the teaching process, as well as necessary adaptations of teachers at all levels of education, during and after the pandemic. This article presents a study on the use of the Pear Deck tool in face-to-face teaching, with students of the optional discipline Informatics and Education in Technological Education, of the Professional Master's degree in Technological Education held at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Triângulo Mineiro. The Pear Deck tool can be used in the content exhibition for multidisciplinary disciplines, besides allowing teachers to create moments of participation, interaction, discussion, making the exhibition class more attractive and active, both for teacher and student. Thus, the present work aims to report the experience of the application of pear deck, carried out with students of the Professional Master in Technological Education in the optional discipline Informatics and Education in Technological Education, at the Federal Institute of Triângulo Mineiro.

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Author Biographies

Fernando Paula Ferreira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM), na linha Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais. Projeto: Robótica pedagógica utilizando lógica de programação com App Inventor: um estudo de caso no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Orientadora: Dra. Danielli Araújo Lima. Realizou Pós-graduação em Desenvolvimento de Web e Dispositivos Móveis (IFTM - Ituiutaba) com o tema: Rastreamento Particular. Atualmente atua como Professor Efetivo EBTT no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba. Orientador: Daniel Ramos Pimentel Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007). Realizou iniciação científica abrangendo os seguintes temas: Localização de Objetos Móveis em Área Definida (Virtualização).

Joelma Ferreira dos Santos, IFTM

Professora do Ensino Técnico na Unidade Senac de Araxá. Atua como docente ministrando cursos de Qualificação Profissional e Técnico na área de Tecnologia da Informação. Mestranda do Programa Stricto Sensu / Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberaba. Especialista em Gestão de Projeto (Uniaraxá) , Planejamento e Desenvolvimento de Material para Ensino a Distância (UFF) e Bacharel em Sistemas de Informação (Uniaraxá). E-mail: joelma.ferreira@estudante.iftm.edu.br

Pablo Henrique Bosco, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM), na linha, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba (2012), Técnico em Eletrônica pelo CEFET - Araxá (2001). Última atuação docente SENAI - Araxá (2016 - 2022).

Profa. Dra., Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. É professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, atuando nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM, no Programa de Pós-graduação em Rede ProfEPT. Atuou como coordenadora no curso de Licenciatura em Computação (2014-2017) e como coordenadora do mestrado ProfEPT IFTM (2017-2021). Tem interesse nas áreas: Tecnologia Educacional, Gamificação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação à Distância e Programação para WEB.

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Published

26-12-2022