Invisibility of the LGBTQIAP+ population in educational policies
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.42823Keywords:
Educational Policies; Gender; Sexual orientation; LGBTQIAP+; Public policyAbstract
This article is part of the author's master's thesis, which explores educational policies targeting the LGBTQIAP+ community. Its aim is to understand whether the existing policies are sufficient to ensure their safety in a country where, on average, one person dies each day due to homophobia. The analysis encompasses key documents such as the 1988 Federal Constitution, the National Education Guidelines and Bases Law (LDB 9394/96), and the National Education Plan (PNE) 2014-2024. Additionally, instances of school violence are mentioned to provide context, along with an examination of the potential outcomes had the Brasil sem Homofobia program been approved and the factors that led to its veto.
Downloads
References
ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2016: As experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016.
ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2016: As experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016.
ABOUID, Philippe Oliveira. POLÍTICA E IMAGINÁRIOS NO ENFRENTAMENTO DA LGBTIFOBIA: a abordagem do Canal das Bee sobre o "Kit-Gay” e a "Ideologia de Gênero" nas eleições presidenciais de 2018. 2020. 124 f. Dissertação Mestrado – Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, 2020.
DE AMORIM ANDRADE, Alcilene Lopes et al. SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: como escola e família tem lidado com este tema?. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 10, n. 1, 2023.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação, (2005). Prêmio Professores do Brasil. Brasília: MEC, 2005. Disponível em: <http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br>. Acesso em: 16, abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação, (2014). Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 18, abr. 2021.
BRASIL. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 4.032 de 24 de novembro de 2005. Institui o Grupo de Trabalho para acompanhar a implementação do “ Brasil sem Homofobia” no Ministério da Educação. D.O.U. 25 de novembro de 2005.
CARVALHO, Igor. Professor, estudante de mestrado e ativista é encontrado morto no Paraná. Carta Campinas. Campinas, 2021. Disponível em: <https://cartacampinas.com.br/2021/05/professor-estudante-de-mestrado-e-ativista-e-encontrado-morto-no-parana/>. Acesso em: 02, mai. 2021.
CHAMIÇO NETTO, Roberto Luiz. Diversidade sexual e de gênero na formação e prática docente: desafios e possibilidades com a prática cineclubista. Curitiba 2022.
COSTA, Sebastiana Nunes da et al. Gênero e sexualidade na escola: em cena o estudo das contribuições das políticas para a formação docente no Ensino Médio, os Núcleos de Gênero e Projeto Andanças em Pernambuco. 2021. Disponível em: < http://tede2.ufrpe.br:8080/tede/handle/tede2/9050>. Acesso em: 07 set. 2022.
DANTAS, Lucas Silva et al. Dissidência, resistência e transgressão no espaço escolar: vozes trans, negras, indígenas e de pessoas com deficiência na encruzilhada epistêmica. 2021. Disponível em: <https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/24627>. Acesso em: 08 nov. 2023.
FRANÇA, Luísa. Plano Nacional de Educação (PNE): entenda o que é e os resultados parciais. PAR Platafoma Educacional. Brasil: 2020. Disponível em: < https://www.somospar.com.br/pne-conheca-o-plano-nacional-de-educacao/>. Acesso em: 21 de abr. 2021.
INSTITUTO MODO PARITÉS. A luta da comunidade LGBT+ : principais conquistas e desafios. São Paulo: 2020. Disponível em: <https://www.modoparites.com.br/single-post/2020/05/21/a-luta-da-comunidade-lgbt-principais-conquistas-e-desafios>. Acesso em: 12, abr. 2021.
JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Ebook. Brasília: EDA/FBN, 2012.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Vozes, 1997.
MACHADO, Frederico Viana; RODRIGUES, Cristiano Santos. Movimentos Negros e LGBT no Governo Lula: desafios da institucionalização segmentada. Rio Grande do Sul, 2015.
MENDES, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira; MAHEIRIE, Kátia; GESSER, Marivete. A RETIRADA DOS TERMOS “IGUALDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL” DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE 2014-2024. Revista Diversidade e Educação. Rio Grande do Sul, 2020, p.130.
PORTAL DE NOTÍCIAS AMAZONAS1. Menino de 12 anos se mata na escola após ser advertido por professora. Manaus, 2018. Disponível em: <https://amazonas1.com.br/menino-de-12-anos-se-mata-na-escola-apos-ser-advertido-pela-professora>. Acesso em: 19, abr. 2021.
PORTAL UOL. Estudante de 12 anos comete suicídio em Vitória após sofrer bullying na escola. São Paulo, 2012 Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/noticias/2012/03/02/estudante-de-12-anos-comete-suicidio-em-vitoria-apos-sofrer-bullying-na-escola>. Acesso em: 19, abr. 2021.
PUTTI, Alexandre. Um LGBT é agredido no Brasil a cada hora, revelam dados do SUS. Revista Carta Capital. São Paulo: 2020. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/diversidade/um-lgbt-e-agredido-no-brasil-a-cada-hora-revelam-dados-do-sus>. Acesso em: 12, abr. 2021.
ROSSI, Alexandre José. Políticas para homossexuais: uma breve análise do programa Brasil sem homofobia e do tema transversal orientação sexual. Fazendo Gênero, v. 8, p. 1-7, 2008. Disponível em: < http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/Politicas_Homossexuais.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2023.
SCALA, Jorge. Ideologia de Gênero: o neototalitarismo e a morte da família. Zenit. 31 jan. 2012. Nova Iorque, 2012. Disponível em: <https://pt.zenit.org/articles/ideologia-de-genero-neototalitarismoe-a-morte-da-fami-lia/>. Acesso em: 23 abr. 2021.
SILVA, Alan Castilho Bezerra da. O papel do legislativo na definição da agenda governamental: análise da produção legislativa na Assembleia do RN. 2018. Dissertação de Mestrado. Brasil. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25553>. Acesso em: 02 nov. 2023.
SMITH, John. Handbook of Public Policy. ABC Publishing, 2019.
SOARES, Wellington. Conheça o "kit gay" vetado pelo governo federal em 2011. Revista Nova Escola. São Paulo, 2015. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/84/conheca-o-kit-gay-vetado-pelo-governo-federal-em-2011>. Acesso em: 12, abr. 2021.
SOUZA, Luceli de Fátima Oliveira et al. A escola inclusiva: o atendimento à diversidade como critério para a aprendizagem dos alunos da rede pública estadual de goiânia. 2023. Disponível em: < http://65.108.49.104/handle/123456789/745>. Acesso em: 09 nov. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Patrick Pereira, Profº Dr. Franklin
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The authors accept, when sending their works, the assignment of their copyrights.