Predict-Observe-Explain Method as a Facilitating Methodology in Teaching Botany to Elementary School Students
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.45284Keywords:
Science; plants; Active Methodologies.Abstract
Este estudo que se desenvolveu a partir de atividades em sala de aula e de campo, empregando o Método POE (Predict-Observe-Explique) no ensino de Botânica para a turma "B" do 8º ano da Escola Municipal Professor Antônio Fagundes, com 16 alunos, realizado entre os dias 10 e 17 de fevereiro de 2023. A primeira etapa consistiu na análise de vídeos sobre as características, importância e reprodução das plantas, respectivamente. Em seguida, dividiu-se a turma em três grupos para criar um glossário ilustrado de uma planta específica, culminando com a explicação do glossário ilustrado produzido por cada grupo, seguido de uma sessão de quiz, observando excelentes resultados e a eficácia do Método POE para o ensino de botânica.
Downloads
References
AZENHA, M. G. Construtivismo: de Piaget a Emilia Ferreiro. 7 ed. São Paulo, SP: Ática, 2001.
BITENCOURT, I. M.; MACEDO, G. E. L.; SOUZA, M.L.. As plantas na percepção de estudantes do ensino fundamental no município de Jequié - BA. In: VII Enpec- Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2011, Campinas.
CID, A. S.; SASAKI, D.G.G.. Uma Proposta de Ensino do Princípio de Stevin através do Método Predizer-Observar-Explicar (POE). In: Encontro De Pesquisa Em Ensino de Física (EPEF). XVII, 2018, Campos de Jordão (SP). Anais... Campos do Jordão (SP), Sociedade Brasileira de Física, 2018, 10p.
DIESEL, A.; SANTOS BALDEZ, A. L.; NEUMANN MARTINS, S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268–288, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 22 jan. 2023
EDUCAPLAY. Disponível em: https://www.educaplay.com/. Acesso em: Fev 10 de 2024.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
REZENDE, C. N. et. al. Principais motivos pelo pouco interesse no estudo de ciências na concepção de estudantes do oitavo e nono ano do ensino fundamental em escolas estaduais de Araguatins/TO. Araguatins: VII Connepi, 2012. 8 f.
SANTOS, A. M.; COSTA, P.; SANTOS, F. S.. Glossário ilustrado de botânica: subsídio para aplicação no ensino. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.
Schwahn, M. C. A., Silva, J., Martins, T. L. C., A Abordagem POE (Predizer, Observar e Explicar): Uma Estratégia Didática Na Formação Inicial De Professores De Química. 1-PPGECIM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Canoas-RS. p. 2, 2007
SCHWAHN, M. C. A.; OAIGEN, E. R.. O Uso do Laboratório de Ensino de Química como Ferramenta: investigando as concepções de licenciandos em Química sobre o Predizer, Observar, Explicar (POE). Acta Scientiae (ULBRA), Canoas (RS), v. 10, n° 2, p. 151-169, 2008.
SILVA, L.; CAVALLET, V.; ALQUINI, Y.. Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 86, n. 213/214, 2005.
VASCONCELOS, Clara; PRAIA, João Félix; ALMEIDA, Leandro S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicologia escolar e educacional, v. 7, p. 11-19, 2003.
YAMAGUCHI, K. K. de L.; ARAÚJO, E. A. USO DO MODELO POE (PREVISÃO-OBSERVAÇÃO–EXPLICAÇÃO) APLICANDO AS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E MATEMÁTICA EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 96–111, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9619. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9619>. Acesso em: 22 jan. 2023.
YAMAGUCHI, K. K. L.; ARAÚJO, E. A.. Uso do modelo POE (Previsão-Observação-Explicação) aplicando as disciplinas de química e matemática em favor do meio ambiente. Revista Reamec, UFMG, v. 8, n. 1, p. 96-111, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ervens Windson Dias Olimpio , Marcelo Henrique Torres de Medeiros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The authors accept, when sending their works, the assignment of their copyrights.