Práticas pedagógicas no ensino médio do núcleo estadual de educação de jovens e adultos (NEEJA) para uma estudante com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.47456/s8x7sg28Palabras clave:
EJA. Educação Especial. Deficiência Intelectual. Perspectiva Histórico-Cultural.Resumen
A pesquisa investiga as práticas pedagógicas no processo de escolarização de uma estudante com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA), à luz da perspectiva histórico-cultural de Vigotski e do materialismo histórico-dialético. O estudo, de abordagem qualitativa, foi realizado por meio de estudo de caso no núcleo NEEJA, envolvendo uma estudante com deficiência intelectual matriculada no Ensino Médio, seus familiares e/ou responsáveis, dois professores de Matemática, duas professoras de Língua Portuguesa e a coordenação pedagógica. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante in loco. Os resultados evidenciam que, embora a educação especial tenha avançado por meio de legislações e políticas públicas que asseguram acesso, permanência e equidade, persistem barreiras estruturais e metodológicas, como ausência de recursos adequados e de formação continuada para docentes. Apesar disso, os professores do NEEJA desenvolveram práticas pedagógicas flexibilizadas, utilizaram recursos didáticos diversificados e promoveram interações colaborativas, favorecendo a aprendizagem e a participação ativa da estudante. As professoras de Língua Portuguesa adotaram atividades variadas e contextualizadas que contribuíram para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, enquanto os professores de Matemática lançaram mão de recursos manipulativos e metodologias ativas para aproximar conceitos abstratos da realidade da estudante. Os achados indicam que a construção de uma educação inclusiva na EJA requer mediação significativa, compromisso coletivo, suporte institucional e envolvimento familiar, possibilitando a superação de estigmas e a consolidação de uma escolarização humanizada e transformadora.
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