Questionário do estudante do ENADE: Mapeamento e tendência temática da produção acadêmica nacional

Autores/as

  • Tatiane Merlo
  • Márcia Helena Siervi Manso
  • Rodrigo Randow de Freitas

Resumen

O presente trabalho apresenta o mapeamento das produções acadêmicas que têm como objeto de estudo os dados do “Questionário do Estudante”, um dos instrumentos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Com a finalidade de conhecer como os dados do questionário estão sendo utilizados no ambiente das instituições de ensino superior brasileiras, utiliza-se como referência teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, no período de 2004 a julho de 2017, disponíveis no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Biografía del autor/a

Tatiane Merlo

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialização em Gestão Pública pela Faculdade de Tecnologia São Francisco. Mestrado Profissional em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Secretária Executiva da Universidade Federal do Espírito Santo.

Márcia Helena Siervi Manso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007). Atualmente é Professora Adjunto IV da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES, Professora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ensino na Educação Básica - PPGEEB/CEUNES/UFES. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CEUNES/UFES. É Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Espirito Santo. Participa como membro efetivo do Colegiado do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espirito Santo - LAGEBES/UFES. Foi Coordenadora Adjunta do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica/Mec/UFES (2014-2015). Foi Professora do Curso de Especialização em Gestão Escolar Mec/UFES (2011-2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação, direito-educação e gestão escolar. É Professora formadora do Curso de Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade social.  

Rodrigo Randow de Freitas

Atualmente Professor Adjunto do curso de Engenharia de Produção em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES (2015). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Aquacultura pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2011; Mestrado em Aquacultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006); Especialização em Educação e Gestão Ambiental (Faculdade Saberes - 2003); e Graduação em Administração de Empresas: ênfase em análise de sistemas (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória - 2001). Experiência na área de Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro, Gestão de processos e produtos, análise de cadeias produtivas, Planejamento Estratégico e Gestão Pública. Em especial para a área de Engenharia, destacam-se diversos artigos, resumos e projetos executados e em andamento.

Citas

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Publicado

30-11-2018

Número

Sección

Artigos