Influência das famílias nos hábitos de leitura dos estudantes do 5º ano – Prova Brasil 2015 – No município de Dona Francisca – RS

Autores/as

  • Taís Steffenello Ghisleni Centro Universitário Franciscano http://orcid.org/0000-0002-5405-9492
  • Elsbeth Léia Spode Becker Centro Universitário Franciscano
  • Matheus Silveira Jardim Centro Universitário Franciscano

Resumen

O trabalho descreve resultados parciais de uma pesquisa que visa contribuir na construção de instrumentos para a avaliação da política educacional. Uma das dimensões de avaliação da política educacional refere-se a dados socioeconômicos das famílias dos estudantes do 5º Ano de Dona Francisca, RS, Brasil. Assim, apresenta-se a análise dos dados coletados nos questionários socioeconômicos da Prova Brasil de 2015 com o intuito de averiguar a influência da família nos hábitos de leitura dos estudantes do 5° Ano do município de Dona Francisca, RS.  A metodologia baseou-se na análise quali/quantitativa a partir de dados da Plataforma do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) por meio do software STATA. A partir da identificação do código do município de Dona Francisca, número 4306700, foram extraídos os dados do ‘Questionário do Aluno – 5º Ano do Ensino Fundamental’ da Prova Brasil 2015. No ano de 2015, nas 4 escolas públicas do município de Dona Francisca, houve 18 alunos que responderam ao questionário e 4 alunos não compareceram. Constatou-se que 61% dos alunos são do sexo masculino e 39% do sexo feminino. A idade dos alunos, 82%, de 10 e 11 anos, está adequada à série que frequentam.  Declaram que as mães (94%) e os pais (88%) frequentemente leem; Em relação ao uso da biblioteca da escola, apenas 16% dizem usar sempre ou quase sempre e 72% afirmam usar somente de vez em quando. Percebe-se que os alunos que têm boas influências das famílias, em geral, despertam par a importância de cultivar hábitos de leitura na escola e em outros espaços não formais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taís Steffenello Ghisleni, Centro Universitário Franciscano

Coorientadora. Doutora em Comunicação. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação (LAPEC)Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Elsbeth Léia Spode Becker, Centro Universitário Franciscano

Coordenadora do projeto. Doutora em Agronomia. Professora no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens. Centro Universitário Franciscano. E-mail: elsbeth.geo@gmail.com

Matheus Silveira Jardim, Centro Universitário Franciscano

Bolsista PROBIC-UNIFRA. Acadêmico do Curso de Publicidade e Propaganda. Centro Universitário Franciscano. E-mail: silveira_m@outlook.com

Citas

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 5 ed. São Paulo: Ática, 1991.
CUNHA, Carolina. Zygmunt Bauman: o pensamento do sociólogo da "modernidade líquida’’. 2017. Disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/zygmunt-bauman-o-pensamento-do-sociologo-da-modernidade-liquida.htm>. Acesso em: 20 nov. 2017.
FRÓES, Jorge R. M. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição. Disponível em: <http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2017.
GABRIEL, Martha. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HANUSHEK, E.; WOSSMANN, L. The Role of Cognitive Skills in Economic Development. Journal of Economic Literature, v. 46, n. 3, 607-668, 2008.
BRASIL. Inep, Ministério da Educação. Provinha Brasil: passo a passo (primeiro semestre). Brasília: Inep e Ministério da Educação, 2008.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Base de dados. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=430670&idtema=16&search=||s%EDntese-das-informa%E7%F5es>. Acesso em: 18 nov. 2017.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Economia. 2015. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/dona-francisca/panorama>. Acesso em 19nov. 2017.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Histórico do Município. 2011. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=430670&search=rio-grande-do-sul|dona-francisca|infograficos:-historico>. Acesso em: 18 nov. 2017.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Censo Escolar. Disponível em: <http://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard>. Acesso em: 17/11/2017.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Prova Brasil. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb>. Acesso em: 20 nov. 2017.
KEELEY, Brian. Human Capital: How what you know shapes your life. Paris: OECD Insights, 2007.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa em Ciências Sociais. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais:.um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3 ed. São Paulo, Atlas: 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo escolar -2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35892. Acesso em: 20 nov. 2017.
NOGUEIRA, Paulo Lúcio. Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado. São Paulo: Saraiva, 1993.
O GLOBO. A influência dos pais no hábito de leitura dos filhos. Disponível em: <https://blogs.oglobo.globo.com/na-base-dos-dados/post/influencia-dos-pais-no-habito-de-leitura-dos-filhos.html>. Acesso em: 30 abr. 2018.
O GLOBO. Meninas levam escola mais a sério do que meninos. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/meninas-levam-escola-mais-serio-do-que-meninos-15504491>. Acesso em: 30 abr. 2018.

Publicado

09-06-2018

Número

Sección

Artigos