Das roças do sapê: educação, estudantes quilombolas e identidades na EEEFM “córrego de Santa Maria”, São Mateus (ES)

Autores/as

  • Diego Romerito Braga Barbosa Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo
  • Maria Alayde Alcantara Salim Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

O artigo aborda os processos de construção identitária de educandos/as do ensino médio regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Córrego de Santa Maria”, residentes nas comunidades remanescentes de quilombos do entorno do distrito rural de Córrego de Santa Maria, em São Mateus (ES). Fundamenta-se nas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais e da História Cultural, assim como em referenciais das teorias curriculares pós-críticas. Partindo de pesquisa etnográfica prévia ancorada na “descrição densa” proposta por Clifford Geertz, utiliza a metodologia dos “Grupos de Discussão”, a partir de Ralph Bohnsack, a fim de produzir narrativas reflexivas e análises do contexto social dos estudantes, suas visões e representações coletivas. Diante de um cenário político de profundo retrocesso das políticas sociais, conclui que a construção da Educação Escolar Quilombola deve assumir o aspecto de resistência e o caráter revolucionário do quilombo histórico e das comunidades quilombolas contemporâneas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Romerito Braga Barbosa, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo

Professor de História da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo

Maria Alayde Alcantara Salim, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Departamento de Educação e ciências Humanas

Atuação: História e Educação

Citas

BOHNSACK, Ralph; WELLER, Wivian. O método documentário na análise de grupos de discussão. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 67-86.

BRASIL. Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 21 nov. 2003a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 25 jun. 2016.

FERREIRA, Simone Raquel B. Donos do lugar: a territorialidade quilombola do Sapê do Norte – ES. 2009. 526 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Certidões emitidas às comunidades remanescentes de quilombos (CRQs). Listagem das CRQs Certificadas até 23-02-2015. Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br>. Acesso em: 25 jun. 2016.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Apicuri, 2016.

______. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Organização: Liv Sovik; Tradução: Adelaide La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2013.

______. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu Silva e Guaracira Lopes Louro. 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

______. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 103-133.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTISCA. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br>. Acesso em: 25 jun. 2016.

PENA, Victor A. L. Os posseiros de Cotaxé e o Movimento Udelinista: conflitos de representação. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana, 2016. 107 f.

PFAFF, Nicole. Etnografia em contextos escolares: pressupostos gerais e experiências interculturais no Brasil e na Alemanha. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 254-270.

SANTOS, Maria Rosalina dos. A marcha histórica dos quilombos para a conquista de direitos. In: RIBEIRO, Matilde (Org.). As políticas de igualdade racial: reflexões e perspectivas. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2012. p.81-85.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do curriculo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

______. A produção social da identidade e da diferença. In: ______ (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 73-102.

______. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Publicado

24-12-2018

Número

Sección

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas