A Universidade como espaço complementar ao Ensino de Botânica no Ensino Médio

Autores/as

  • Fabiane Fonseca Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-7498-8598
  • Elisa Mitsuko Aoyama UFES/CEUNES
  • Marcos da Cunha Teixeira UFES/CEUNES
  • Luis Fernando Tavares de Menezes UFES/CEUNES

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.28688

Resumen

O presente relato apresenta experiências vivenciadas por estudantes dos Cursos em Ciências Biológicas e Agronomia da Universidade Federal do Espírito Santo – Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), referente a uma aula expositiva dialogada e uma prática em laboratório, integrantes do projeto de extensão. Com objetivo de contextualizar o ensino de Botânica, por meio de práticas e recursos didáticos diversificados, facilitando o processo de ensino-aprendizagem sobre as características adaptativas e morfoanatômicas das plantas de diferentes vegetações. Além de promover a interação entre pesquisadores, professores e estudantes de níveis educacionais e de instituições distintas. As aulas ocorreram no campus do CEUNES, localizado em São Mateus-ES. Sendo uma aula expositiva dialogada e uma prática, ambas ocorreram em sequência no Laboratório de Botânica Estrutural. O público alvo foram alunos da 2ª série do Ensino Médio. Os monitores ministraram alguns conhecimentos sobre célula vegetal; técnicas de utilização do microscópio óptico; técnicas usuais de anatomia vegetal, como planos de corte e montagem de lâminas temporárias e adaptações morfoanatômicas das plantas ao ambiente. Após essas explanações, ocorreu a aula prática com materiais vegetais que evidenciavam essas adaptações. Por fim, foi aplicado um jogo online, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que os objetivos foram alcançados, o que foi observado por meio da interação entre os monitores e os alunos presentes. A experiência contribuiu para reforçar a ideia de que os espaços de ensino e pesquisa da universidade podem desempenhar um papel importante como complementar ao ensino básico, especialmente no ensino de botânica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiane Fonseca Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharela e graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Estagiária no Laboratório de Botânica Estrutural, com experiência em Morfologia e Anatomia Vegetal, sob orientação da Dra. Elisa Mitsuko Aoyama. Pós-graduanda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

Elisa Mitsuko Aoyama, UFES/CEUNES

Doutora em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica.  Docente no Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus e coordenadora do Laboratório de Botânica Estrutural.

Marcos da Cunha Teixeira, UFES/CEUNES

Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Docente no Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus e coordenador do Laboratório de Educação Ambiental/Núcleo de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Biologia.

Luis Fernando Tavares de Menezes, UFES/CEUNES

Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente no Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus, coordenador do Laboratório de Ecologia de Restinga e Mata Atlântica e curador do Herbário SAMES da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

31-12-2020

Número

Sección

Relatos de experiência