O fio e os nós na tecitura do trabalho colaborativo na Educação Especial

Autores/as

  • Isabel Matos Nunes Secretaria Estadual da Educação - ES
  • Márcia Alessandra de Souza Fernandes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariza Carvalho Nascimento Ziviani Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

O presente texto problematiza as inter-relações estabelecidas entre os profissionais que atuam com os estudantes público-alvo da educação especial, na rede municipal de São Mateus-ES, no que tange ao trabalho colaborativo. Possui como referência teórica os conceitos de figuração e interdependência definidos por Norbert Elias. Objetivamente, tece reflexões sobre as experiências e práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial, a partir dos dados elaborados no contexto da pesquisa intitulada “Interdependência e colaboração em contextos escolares inclusivos” (ZIVIANI, 2016), que trilhou o eixo da pesquisa qualitativa, delineada sob a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-ação colaborativo-crítica (JESUS, 2008). Analisa a concepção de trabalho colaborativo no discurso dos profissionais da escola, e discute como esses se articulam com os fios do discurso político

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Alessandra de Souza Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo (SEDU) e da Rede Municipal de São Mateus-ES.

Mariza Carvalho Nascimento Ziviani, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pedagoga e professora da Rede de Ensino do município de Pinheiros-ES.

Publicado

06-04-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas