O fio e os nós na tecitura do trabalho colaborativo na Educação Especial
Resumen
O presente texto problematiza as inter-relações estabelecidas entre os profissionais que atuam com os estudantes público-alvo da educação especial, na rede municipal de São Mateus-ES, no que tange ao trabalho colaborativo. Possui como referência teórica os conceitos de figuração e interdependência definidos por Norbert Elias. Objetivamente, tece reflexões sobre as experiências e práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial, a partir dos dados elaborados no contexto da pesquisa intitulada “Interdependência e colaboração em contextos escolares inclusivos” (ZIVIANI, 2016), que trilhou o eixo da pesquisa qualitativa, delineada sob a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-ação colaborativo-crítica (JESUS, 2008). Analisa a concepção de trabalho colaborativo no discurso dos profissionais da escola, e discute como esses se articulam com os fios do discurso político
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.