ESCUELA DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD EN BRASIL

UN ANÁLISIS BAJO LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIOS LEV VYGOTSKY

Autores/as

  • Francélio Ângelo de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Adriana Leite Limaverde Gomes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.29287

Resumen

Este artículo tiene como objetivo investigar el proceso de escolarización de las personas con discapacidad en Brasil, acercando este fenómeno a algunos supuestos teóricos del trabajo de Lev Vygotsky, especialmente a los escritos proporcionados en los "Fundamentos de la Defectología". Este es un estudio bibliográfico, en el que buscamos comprender los procesos educativos de las personas con discapacidad en Brasil, para discutir los fundamentos que subyacen en el proceso de inclusión escolar. Los resultados señalaron un proceso histórico de segregación de personas con discapacidad, que se manifestó de diferentes maneras: privación dentro de instituciones especializadas, sumisión al silencio y abandono. Con base en estudios de defectología que, a su vez, consideran el desarrollo humano en y por la comunidad, se destacó la relevancia de la inclusión escolar, ya que el proceso de humanización ocurre a través de la apropiación cultural. En vista de esta perspectiva, se concluye que la escuela gana prominencia como un espacio privilegiado para la transmisión del conocimiento históricamente sistematizado por la humanidad.

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Biografía del autor/a

Francélio Ângelo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Educação-UFC, especialista em Educação Inclusiva-UECE, especialista em Psicomotricidade Clínica-UFC, graduado em Licenciatura em Pedagogia-FAIBRA, graduado em Licenciatura Plena em Ciências da Religião-UVA e graduado em Tecnologia em Hotelaria-IFCE. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE/Campus Acaraú. Membro da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Educação Especial e da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade-Capítulo Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, Atendimento Educacional Especializado, relações de gênero e diversidade sexual.

Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983), Especialista em Psicomotricidade pela Unifor (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professora Associado I da Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino das disciplinas da área de Didática, Estágio no Ensino Fundamental e Ensino da Língua portuguesa. Coordenadora do PIBID/Subprojeto de Educação Inclusiva durante o período de agosto/2012 a fevereiro/2018. Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica/Subprojeto de Pedagogia durante o período de agosto/2018 a julho/2019. Coordenadora na Universidade Federal do Ceará do Projeto Interinstitucional Arca - Alfabetização com Recursos abertos de Comunicação Alternativa a partir de métodos e tecnologias inovadores aplicados à crianças com deficiência intelectual e/ou TEA, realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Pernambuco, com financiamento da CAPES. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, atuando na Linha de Pesquisa Linguagens e Práticas Educativas, orientando dissertações e teses nos eixos de estudos da linguagem: oralidade, leitura e escrita, escola e educação inclusiva. Líder do Grupo de Pesquisa LER (Linguagem Escrita Revisitada) - CNPQ. Parecerista Ad-hoc do CNPq e Capes. Pesquisadora na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento, Aquisição e Desenvolvimento da Língua Escrita, Dificuldades de Aprendizagem da leitura e da escrita, Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas no Contexto das Diferenças, Formação de Professores no Contexto da Sala de Aula Inclusiva, Aprendizagem da Leitura e da Escrita do Aluno com Deficiência Intelectual, Atendimento Educacional Especializado - AEE, Uso de softwares na comunicação escrita de alunos com deficiência intelectual

Publicado

31-12-2020

Número

Sección

Artigos