A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Aline Guterres Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Vicente Lima Robaina UFRGS
  • Alberto Bracagioli Neto UFRGS
  • José Geraldo Wizniewky UFSM
  • José Geraldo Wizniewky UFSM

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31483

Resumen

Os cursos de Licenciatura em Educação do campo são resultado da demanda dos movimentos sociais do campo. Esses transcorrem em tempos e espaços diferentes das licenciaturas tradicionais, o que permite maior imersão dos licenciandos nas Escolas do Campo. Este artigo possui objetivo de analisar as percepções dos estudantes das instituições que fazem parte dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA´s), sobre a diversidade de produção de alimentos e o sistema educacional em que vivem. Demonstrando assim a necessidade de metodologias educacionais inovadoras que promovam uma maior integração entre as Escolas do Campo e as comunidades onde estão inseridas.

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Biografía del autor/a

Aline Guterres Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Zootecnista (Universidade Federal de Santa Maria), Licenciada em Educação do Campo - Ciências da Natureza (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Especialista em Educação Ambiental e Mestra em Extensão Rural (UFSM). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde (UFRGS).

José Vicente Lima Robaina, UFRGS

Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza.
Professor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde. Professor do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS - Campus Porto Alegre/RS.

Alberto Bracagioli Neto, UFRGS

Professor do Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia-UFRGS, Professor da Licenciatura em Educação no Campo e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS)

José Geraldo Wizniewky, UFSM

Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e professor no Programa de Pós-graduação em Extensão Rural. Professor no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e Agroecologia (UFSM).

José Geraldo Wizniewky, UFSM

Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e professor no Programa de Pós-graduação em Extensão Rural. Professor no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e Agroecologia (UFSM).

Publicado

30-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil