A Contação e Cantação de Histórias: A Formação dos Sujeitos e a Manutenção das Práticas Culturais da Vila De Regência Augusta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31919

Resumen

 Regência Augusta faz parte do município de Linhares. Trata-se de um pequeno vilarejo rodeado pela foz do Rio Doce e o mar. Em maior parte, a comunidade é descendente da miscigenação entre indígenas, negros e brancos, comumente chamados na região de nativo ou caboclo. Estes sujeitos estão intimamente ligados a duas práticas culturais locais: a pescaria e o Congo. Nesse estudo, alguns apontamentos se mostraram expressivos: a memória coletiva e a transmissão dos saberes tradicionais, o trabalho da pescaria como prática cultural local e a proximidade entre a pesca e o congo. Os testemunhos aparecem nas ações de contação e cantação das histórias, influenciando e mobilizando a formação dos sujeitos. As identificações trazidas nas narrativas, tanto da Pesca como do Congo, demonstraram que as práticas contribuem para formação da vida prática, nos aspectos culturais e sociais da vila.

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Biografía del autor/a

Patrícia Flávia Dos Santos Cau, CEUNES

Professora de Artes da Rede Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo. Atualmente na função de Supervisora Escolar na SRE/Linhares. Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

Ailton Pereira Morila

Doutor e mestre em educação pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP. Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro Permanente do Programa de pós-graduação em Ensino na Educação Básica da UFES.

 

Publicado

30-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil