Escola Nacional de Energia Popular: educação popular e suas contribuições na formação de educadores do campo

Autores/as

  • Odalia Martins Machado Universidade Federal de Viçosa
  • Fernanda Maria Coutinho de Andrade Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Jose de Souza
  • Fabricio Vassalli Zanelli Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.32023

Resumen

A Educação Popular e os movimentos sociais em suas trajetórias acumulam experiências educativas de formação integral. O objetivo deste trabalho é  descrever as práticas educativas populares, promovidas por movimentos sociais, em espaço não formal de aprendizagem e analisar suas possíveis contribuições a Licenciatura em Educação do Campo. A experiência da Escola Nacional de Enegia Popular, organizada e gerida por movimentos sociais, localizada em Viçosa, MG. Por meio da observação participante, de entrevistas e pesquisa documental e bibliográfica foi possível descrever práticas educativas populares e refletir sobre as contribuições à Educação do Campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Odalia Martins Machado, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Licenciatura em educação do Campo-Ciencias da Natureza pela Universidade Federal de Viçosa 

Fernanda Maria Coutinho de Andrade, Universidade Federal de Viçosa

Engenharia Agrônoma. Homeopata. MS e Ds em Fitotecnia. Membro do Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais e da Escola Nacional de Energia Popular. Professora da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa.

Maria Jose de Souza

Pedagoga e bacharel em Administração com especialização em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Políticas Públicas de Gênero e de Raça pela Universidade Federal de Ouro Preto. É especialista e mestre em Educação pela Universidade Federal e Viçosa. Membro e co fundadora da Escola Nacional de Energia Popular.

Fabricio Vassalli Zanelli , Universidade Federal de Viçosa

Bacharel e Licenciado em Geografia  e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa.  Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo-UFV

Publicado

22-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil