Formação de professores da educação do campo: limites e possibilidades

Autores/as

  • Sandra Madalena Valentim de Souza UFES
  • Andrea Brandão Locatelli UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32024

Resumen

O presente estudo, resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada no contexto de uma investigação que pretende compreender a educação do campo por meio de sua contextualização histórica, sua expansão e rupturas, os saberes dos professores da educação do campo a luz das contribuições dos estudos de Maurice Tardif e Clermont Gauthier a respeito dos saberes docentes dos professores. Apresentamos a relação entre si e os pontos de convergência das teorias apresentadas. E por fim, a conceituação do tema gerador e o processo de constituição dos temas geradores adotado pelas Escolas que trabalham com a Pedagogia da Alternância na região Norte do Estado do Espírito Santo. Em síntese, apresentou-se a Educação do Campo e seu contexto tempos/espaços baseado na Pedagogia da Alternância que encontra-se na formação de professores a aplicabilidade de sua proposta pedagógica e metodológica, reconhecendo os saberes dos professores e o seu papel como interlocutor no processo de investigação, limites e possibilidades acerca dos temas geradores.  Observou se o processo de constituição dos temas geradores amplia ou limita a formação dos sujeitos.

Palavras-Chave: Formação de Professores. Educação do Campo. Saberes Docentes. Temas Geradores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Madalena Valentim de Souza, UFES

Técnica em Agropecuária (1994) pela Escola Família Agrícola de Boa Esperança/ES, Graduação em Licenciatura em Educação do Campo na área de Ciências Humanas (2018) pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, Especialização em Educação do Campo e Gestão Educacional e Inspeção Escolar (2020) pela Faculdade ÚNICA DE IPATINGA/MG, Mestranda em Ensino e Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santos/UFES. Professora, Pesquisa Formação de Professores na Educação do Campo.

Andrea Brandão Locatelli, UFES

Graduação em Educação Física (1993), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física/Proteoria/UFES; e professora na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisa sobre Formação de Professores, Ensino, Práticas pedagógicas e na área de História da Educação no Espírito Santo.

Publicado

30-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil