As contribuições do PIBID para a formação continuada dos professores da Educação Básica: algumas reflexões dos professores supervisores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32534

Resumen

O presente artigo discute as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para formação do professor supervisor do subprojeto de Química, analisando suas concepções e o aporte do programa na ação docente. Este estudo de abordagem qualitativa, com características de pesquisa de campo, cujos dados foram obtidos por meio de questionário com questões discursivas e objetivas e discutidos segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os sujeitos participantes deste estudo foram cinco professores supervisores das escolas do município de Amargosa, interior do Estado da Bahia, e vinculadas ao subprojeto de Química. A partir dos resultados foi observado que o PIBID proporciona ao docente a reavaliação de sua prática mediante a condução e acompanhamento dos novos educadores em formação, refletindo sobre novas aprendizagens com os licenciandos bolsistas por intermédio de estratégias didáticas diferenciadas e construídas coletivamente. Além disso, foi destacado a aproximação da Universidade com as escolas de educação básica, com a problematização e solução de conflitos em grupo. Deste modo, o professor supervisor desempenha um papel fundamental na escola campo, proporcionando mudanças no cenário escolar e na formação docente a partir da sua inserção no programa, agregando novos conhecimentos e aprendizagens, colaborando com a formação inicial dos licenciandos em Química e fortalecendo a sua própria formação.

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Biografía del autor/a

José Gilberto Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutorado pela UFMG; Professor Associado do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Membro dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB.

Mara Aparecida Alves Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora Assistente do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Membro dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB.

Publicado

20-11-2020

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência