O Projeto ENEM e a formação inicial de professores: a construção do conhecimento escolar em um subprojeto Biologia do PIBID

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32572

Resumen

Trata-se de um estudo sobre o desenvolvimento do Projeto ENEM, no âmbito do subprojeto Biologia do PIBID, em uma escola pública no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, de 2018 a 2019. O estudo teve natureza qualitativa, tendo sido realizada a pesquisa-ação. Foram tomados como materiais empíricos observações, relatos e materiais didáticos produzidos neste período. Durante os anos de 2018 e 2019 houve o planejamento e desenvolvimento de aulas e materiais didáticos pelos licenciandos sobre temas frequentes no ENEM e vestibulares, tais como: vírus, bactérias, DNA, ecologia, genética mendeliana, origem da vida, evolução biológica, respiração celular, fotossíntese, fisiologia humana, morfologia vegetal, histologia e programas de saúde. Os estagiários destacaram a relevância do PIBID para a formação inicial docente e educação básica. Houve maior número de estudantes inscritos no ENEM e em vestibulares com aprovação em universidades públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e da Faculdade de Formação de Professores na UERJ. Licenciada em Ciências Biológicas (UERJ), Mestre em Ciências Biológicas (UFRJ) e Doutora em Educação (UFF), leciona na educação básica, graduação e pós-graduação. Foi coordenadora do subprojeto Interdisciplinar do PIBID/CAPES/UERJ nos anos de 2014 a 2018 e coordenadora voluntária do subprojeto Biologia do PIBID/CAPES/UERJ nos anos de 2018 e 2019. Docente dos Programas de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica e de Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade na UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino, Formação, Currículos e Culturas (GENFOCC/UERJ) e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI/UERJ).

Publicado

18-12-2020

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência