Os desafios da EJA em tempos de pandemia
com a palavra os imigrantes haitianos em Chapecó – SC
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.37207Palabras clave:
EJA; Imigrantes Haitianos; Desafios da aprendizagem; Covid-19.Resumen
A educação no contexto da pandemia global do novo Corona Virus Disease (COVID-19) está marcada na história como um período tomado por dúvidas, angústias e incertezas. O cenário de desespero sanitário, econômico e social brasileiro tem provocado reflexões e exigido mudanças intempestivas no modelo de educação que costumávamos chamar de normal. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tem como princípios, entre outros, o respeito às diversidades e às especificidades dos estudantes, assegurando não apenas o acesso mas, também, a permanência, o sucesso e o êxito, sofreu grande impacto com a pandemia. Estudos como os de Cunha, Neves e Costa (2021), Fantinato, Freitas e Dias (2020), Cunha Júnior, Mateus, Lima e Menezes (2020), Silva, Freitas e Almeida (2021), entre outros, vem apresentando reflexões que auxiliam na compreensão, mesmo diante de um cenário de incertezas, do fenômeno educacional em estudo. Nesta direção, esta pesquisa teve como objetivo apresentar e analisar os desafios enfrentados por estudantes imigrantes haitianos da EJA na rede municipal de ensino no município de Chapecó -SC em tempos de pandemia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa. Foi feito uso de referenciais teóricos, análise documental e coleta de dados empíricos por meio de entrevistas. Como resultados aponta-se que a presença física em sala de aula é fundamental para os estudantes haitianos compreenderem, especialmente, as articulações necessárias entre a língua portuguesa e as atividades propostas pelos professores. As relações com os colegas de sala e com os professores também se destacaram como fundamentais para o alcance do papel da EJA para os imigrantes haitianos que estudam na rede municipal de educação chapecoense.
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