Leitura das ilustrações de “Barbazul” de Anabella López e os novos significados desse conto na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37559Palabras clave:
Contos, Tradição oral, Literatura, Multimodalidade, BarbazulResumen
O presente trabalho tem como temática o letramento literário do livro ilustrado e os contos infantis clássicos ou tradicionais que são conhecidos pelas crianças, antes mesmo de elas ingressarem na escola. Os contos tradicionais foram copilados por escritores como Perrault, irmãos Grimm e Andersen, que ficaram popularmente conhecidos como autores de histórias para o público infantil. Na atualidade, observa-se um retorno a esses contos que são recriados de acordo com os questionamentos da sociedade e com os ideais de uma formação leitora crítica e emancipadora. Assim, o objetivo, neste trabalho, foi o de analisar as ilustrações da obra “Barbazul” (2017) de Anabella López, interpretando as escolhas feitas pela autora/ilustradora, a fim de identificar como ela cria novos significados para esse conto originalmente escrito por Perrault. Para isso, foi realizada uma revisão literária sobre as narrativas primordiais, sobre o contexto histórico em que a história de “Barba Azul” foi criada e sobre os significados simbólicos do conto. Em seguida, foram descritas, com base nos estudos da Semiótica Social e da Multimodalidade, as categorias da metafunção representacional no visual, por meio das quais as ilustrações do livro “Barbazul” foram analisadas. Por fim, os dados da análise mostram que López (2017) criou uma obra nova, na qual busca subverter a moral do conto original e os preceitos patriarcais, além de prestar uma homenagem às mulheres vítimas do feminicídio.
Descargas
Citas
BARBER, McKenzie. Disney's Female Gender Roles: The Change of Modern Culture. McKenzie Barber. Honors Thesis. Indiana State University. 24 November 2015. Disponível em: http://scholars.indstate.edu/bitstream/handle/10484/12132/Barber_McKenzie_2015_HT.pdf?sequence=1&isAllowed=y
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 37ed.São Paulo: Editora Paz e Terra, 2018.
CANTON, Katia. Os contos de fadas e a arte. São Paulo: Prumo, 2009.
DOS ANJOS CARNEIRO, Gnaína; DE SOUSA LIMA, Luana; FERNANDES DOS SANTOS, Tayane; DA SILVA COSTA, Vivian; MONTEIRO ROCHA, Dheiky. A Ressignificação do feminino na contemporaneidade em Barbazul, de Anabeçça López. Revista de Letras - Juçara, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 417-430, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i01.2584. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2584. Acesso em: 11 fev. 2022.
COELHO, Nelly. A Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 5ed. São Paulo: Editora Ática, 1991.
GOMIDES, Pollyanna. Era uma vez: contos de fadas, adaptação e intertextualidade em Caminhos da Floresta. Anais do XV Congresso Internacional ABRALIC. Rio de Janeiro. 07 a 11 agosto de 2017. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/arquivos/2017_1522173972.pdf . Acessado dia 26 de março de 2020.
GUALBERTO, Clarice; PIMENTA, Sônia. Representações do feminino em protagonistas da Disney® sob uma ótica multimodal a partir da Semiótica Social. In: GUALBERTO, Clarice; PIMENTA, Sônia. (Org.) Semiótica Social, multimodalidade, analyses, discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.
LÓPEZ, Anabella. Barbazul. Belo Horizonte: Aletria, 2017.
OS CONTOS DE CHARLES PERRAULT. Programa apresentado por: Renato Farias. Produção: Ciências & Letras, Editora Fiocruz e o Canal Saúde, 2017. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/es/node/54444. Acessado dia 26 de março de 2020.
PERRAULT, Charles. Barba Azul. In: AVILA, Marina. Contos de fadas; edição comentada e ilustrada. Tradução de Tamara Queiroz. Rio de Janeiro, Editora Wish 2013.
RAMOS, A. M.; NAVAS, D. Narrativas juvenis: o fenómeno crossover nas literaturas portuguesa e brasileira. In: Elos: Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, n.2., 2015, p. 233-256.
SANTOS, Záira; PIMENTA, Sônia. Da Semiótica social à Multimodalidade: a orquestração de significados. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v.12, n.2, 2014, p.295-324.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. 11ed. São Paulo: Global, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.