(Res)Significando as práticas docentes na educação infantil sob a ótica da multimodalidade:
o uso de história verbo-visual como ferramenta didática
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37977Palabras clave:
Multimodalidade, Educação Infantil, Letramento Visual, Ensino e AprendizagemResumen
O presente artigo objetiva investigar a relação entre a inserção de textos multimodais e o desenvolvimento do processo de leitura e refacção de imagens em uma turma de Educação Infantil em fase de alfabetização, em uma escola localizada na zona rural do município de XXXX, estado de XXXX. Assim, é importante apontar as considerações de Koch e Elias (2013), da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006[1996]) e da composição do Espaço Visual (PAINTER; MARTIN; UNSWORTH, 2014). Partimos da ideia de que, antes mesmo de escrever, o aluno já consegue estabelecer uma leitura do mundo ao seu redor. Portanto, a leitura multimodal utilizada na potencialização dos conhecimentos acerca da língua até a formação leitora ativa pode minimizar prováveis problemas futuros dos alunos em níveis avançados de escolaridade (Anos Finais e Ensino Médio) em relação à interação com os textos imagético-verbais. O corpus da pesquisa é formado por textos multimodais produzidos por alunos/as, levando em conta a proposta educacional de língua portuguesa do município. Logo, este trabalho apresenta um caráter exploratório e qualitativo. Os resultados demonstram um desenvolvimento satisfatório dos/as alunos/as da educação infantil no que se refere à compreensão e à interpretação textual a partir do trabalho com o texto verbo-visual, com vistas a possibilitar um letramento visual profícuo entre os/as discentes.
Palavras-chave: Multimodalidade. Educação Infantil. Letramento Visual. Ensino e Aprendizagem.
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