(Res)Significando as práticas docentes na educação infantil sob a ótica da multimodalidade:

o uso de história verbo-visual como ferramenta didática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37977

Palabras clave:

Multimodalidade, Educação Infantil, Letramento Visual, Ensino e Aprendizagem

Resumen

O presente artigo objetiva investigar a relação entre a inserção de textos multimodais e o desenvolvimento do processo de leitura e refacção de imagens em uma turma de Educação Infantil em fase de alfabetização, em uma escola localizada na zona rural do município de XXXX, estado de XXXX. Assim, é importante apontar as considerações de Koch e Elias (2013), da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006[1996]) e da composição do Espaço Visual (PAINTER; MARTIN; UNSWORTH, 2014). Partimos da ideia de que, antes mesmo de escrever, o aluno já consegue estabelecer uma leitura do mundo ao seu redor. Portanto, a leitura multimodal utilizada na potencialização dos conhecimentos acerca da língua até a formação leitora ativa pode minimizar prováveis problemas futuros dos alunos em níveis avançados de escolaridade (Anos Finais e Ensino Médio) em relação à interação com os textos imagético-verbais. O corpus da pesquisa é formado por textos multimodais produzidos por alunos/as, levando em conta a proposta educacional de língua portuguesa do município. Logo, este trabalho apresenta um caráter exploratório e qualitativo. Os resultados demonstram um desenvolvimento satisfatório dos/as alunos/as da educação infantil no que se refere à compreensão e à interpretação textual a partir do trabalho com o texto verbo-visual, com vistas a possibilitar um letramento visual profícuo entre os/as discentes.

Palavras-chave: Multimodalidade. Educação Infantil. Letramento Visual. Ensino e Aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Maria de Aguiar Sarinho Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING/UFPB). Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Rede Estadual de Educação de Pernambuco.

Karol Gomes Barbosa, Universidade Federal do Pernambuco

Graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade de Pernambuco.

Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa, Universidade Federal do Pernanbuco

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguem (PUC-SP). Professora Adjunto da Universidade de Pernambuco. Professora do quadro permanente do PROFLETRAS/ Universidade de Pernambuco. Vice-coordenador(a) do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS UPE). Coordenadora Setorial de Graduação (UPE Mata Norte). Líder do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE (CELLUPE)

Citas

ALMEIDA, D. B. L. Do texto às imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C. M.; ROCA, M. del P. (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2017. p. 173-202.

BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, Learning and Communication: a social semiotic frame. New York: Routledge, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jan. 2021.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 2nd ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.

JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Introducing Multimodality. New York: Routledge, 2016.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2013.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: New York: Routledge, 2006[1996].

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London/New York: Routledge, 2010.

NASCIMENTO, R.; BEZERRA, F.; HEBERLE, V. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, v. 14, n. 2, p. 529-552, 2011.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Educação Infantil. Recife: A Secretaria, 2018. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/17691/CURRICULO%20DE%20PERNAMBUCO%20-%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL.pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.

PAINTER, C.; MARTIN, R. J.; UNSWORTH, L. Reading Visual Narratives. Image Analysis of Children’s Picture Books. Esquinox by PUBLIISHING, 2013.

ROYCE, T. D. Multimodality in the TESOL classroom: exploring visual-verbal synergy. TESOL Quarterly, vol. 36, n. 2, p. 191-205, 2002.

SANTOS, Z. B. dos. As considerações da Gramática do Design Visual para a constituição de textos multimodais. Revista Transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura da UNIGRAN, Dourados/MS, v. 2, n. 12, 2010.

Publicado

18-08-2022