(Res)Significando as práticas docentes na educação infantil sob a ótica da multimodalidade:

o uso de história verbo-visual como ferramenta didática

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37977

Mots-clés :

Multimodalidade, Educação Infantil, Letramento Visual, Ensino e Aprendizagem

Résumé

O presente artigo objetiva investigar a relação entre a inserção de textos multimodais e o desenvolvimento do processo de leitura e refacção de imagens em uma turma de Educação Infantil em fase de alfabetização, em uma escola localizada na zona rural do município de XXXX, estado de XXXX. Assim, é importante apontar as considerações de Koch e Elias (2013), da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006[1996]) e da composição do Espaço Visual (PAINTER; MARTIN; UNSWORTH, 2014). Partimos da ideia de que, antes mesmo de escrever, o aluno já consegue estabelecer uma leitura do mundo ao seu redor. Portanto, a leitura multimodal utilizada na potencialização dos conhecimentos acerca da língua até a formação leitora ativa pode minimizar prováveis problemas futuros dos alunos em níveis avançados de escolaridade (Anos Finais e Ensino Médio) em relação à interação com os textos imagético-verbais. O corpus da pesquisa é formado por textos multimodais produzidos por alunos/as, levando em conta a proposta educacional de língua portuguesa do município. Logo, este trabalho apresenta um caráter exploratório e qualitativo. Os resultados demonstram um desenvolvimento satisfatório dos/as alunos/as da educação infantil no que se refere à compreensão e à interpretação textual a partir do trabalho com o texto verbo-visual, com vistas a possibilitar um letramento visual profícuo entre os/as discentes.

Palavras-chave: Multimodalidade. Educação Infantil. Letramento Visual. Ensino e Aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

José Maria de Aguiar Sarinho Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING/UFPB). Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Rede Estadual de Educação de Pernambuco.

Karol Gomes Barbosa, Universidade Federal do Pernambuco

Graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade de Pernambuco.

Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa, Universidade Federal do Pernanbuco

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguem (PUC-SP). Professora Adjunto da Universidade de Pernambuco. Professora do quadro permanente do PROFLETRAS/ Universidade de Pernambuco. Vice-coordenador(a) do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS UPE). Coordenadora Setorial de Graduação (UPE Mata Norte). Líder do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE (CELLUPE)

Références

ALMEIDA, D. B. L. Do texto às imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C. M.; ROCA, M. del P. (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2017. p. 173-202.

BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, Learning and Communication: a social semiotic frame. New York: Routledge, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jan. 2021.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 2nd ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.

JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Introducing Multimodality. New York: Routledge, 2016.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto, 2013.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: New York: Routledge, 2006[1996].

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London/New York: Routledge, 2010.

NASCIMENTO, R.; BEZERRA, F.; HEBERLE, V. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, v. 14, n. 2, p. 529-552, 2011.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Educação Infantil. Recife: A Secretaria, 2018. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/17691/CURRICULO%20DE%20PERNAMBUCO%20-%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL.pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.

PAINTER, C.; MARTIN, R. J.; UNSWORTH, L. Reading Visual Narratives. Image Analysis of Children’s Picture Books. Esquinox by PUBLIISHING, 2013.

ROYCE, T. D. Multimodality in the TESOL classroom: exploring visual-verbal synergy. TESOL Quarterly, vol. 36, n. 2, p. 191-205, 2002.

SANTOS, Z. B. dos. As considerações da Gramática do Design Visual para a constituição de textos multimodais. Revista Transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura da UNIGRAN, Dourados/MS, v. 2, n. 12, 2010.

Téléchargements

Publiée

18-08-2022