Políticas de Permanência

faces da inclusão de jovens de camadas populares no Ensino Superior Público em um campi do interior do Amazonas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38362

Palabras clave:

Ensino superior; Políticas de permanência; Juventude.

Resumen

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no período de 2020/2021 no âmbito do Programa de Iniciação Científica de uma universidade federal. A preocupação central do estudo foi o de aprofundar conhecimentos sobre os fatores que contribuem para a permanência de jovens das camadas populares que acessam os cursos de graduação desta universidade. A questão norteadora que orientou o processo de investigação foi a seguinte: Que fatores estão envolvidos na permanência dos jovens de camadas populares que acessam os cursos de graduação? A ida a campo foi autorizada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, mas como a situação da pandemia voltou a se agravar a aplicação dos questionários aconteceu no formato online. Pela natureza do objeto e objetivos do estudo, os dados foram analisados a partir da abordagem qualitativa. Dos 130 e-mails enviados aos acadêmicos convidando-os para participarem da pesquisa, houve o retorno de apenas 53 participantes. Após análise dos dados foi possível constatar a relevância que os auxílios e bolsas assumem na permanência dos discentes de camadas populares na universidade, embora o número de ações e programas ainda não seja suficiente para atender a demanda crescente dos que necessitam.

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Biografía del autor/a

Nara Maciel Falcão Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Doutora em Processos Socioculturais na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta desde 2006 do Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) da Universidade Federal do Amazonas, membro dos Grupos seguintes grupos de pesquisa: Linguística: Análise do Discurso e Interdisciplinaridades e Pesquisa, Educação e Cuidado de Enfermagem no Contexto Amazônico; Grupo Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia - Grupo Inter-Ação. Orientação de trabalhos de Iniciação Científica sobre políticas públicas de acesso e permanência à Educação Superior e Ensino de Ciências. Nos últimos 5 anos publicou pela Alexa Cultural o artigo “Educação Superior no Brasil: um olhar sobre os desafios e limites das políticas de expansão na Região Norte”, vol. 17. In.: Fazendo Antropologia no Alto Solimões: contextos amazônicos e pesquisas interdisciplinares (2018). Email: narafalcao@ufam.edu.br. Endereço para acessar Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2753815092614412

Fabrícia da Silva Pires, Universidade Federal Do Amazonas

Licenciatura em Ciências Biologia e Química, na Universidade Federal Do Amazonas (UFAM) - Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

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Publicado

26-12-2022