Percepções discentes sobre o ensino de matemática em uma turma do 5º ano do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.42981

Palabras clave:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática; Base Nacional Comum Curricular.

Resumen

O presente artigo apresenta uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo foi investigar a percepção discente em uma turma do 5º Ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de Linhares, estado do Espírito Santo. O ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental configura-se como um importante componente curricular para a etapa inicial da formação discente principalmente com a nova organização das unidades temáticas previstas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017). A pesquisa foi aplicada com abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo com o método estudo de caso. Apresentam-se discussões a partir da BNCC e de autores especialistas na temática em questão. Foram utilizadas como instrumento de construção de dados, entrevistas realizadas com estudantes da turma em questão, sob a Análise de Conteúdo, a partir de categorias temáticas definidas a priori. Os resultados da pesquisa demonstram que os estudantes têm receio e sentem-se inseguros ao falar do componente curricular de Matemática. A maior parte dos estudantes gosta das aulas de matemática, mas também concorda que elas deveriam ser mais dinâmicas.

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Biografía del autor/a

Cidimar Andreatta, Faculdade Pública de Ensino Superior de Linhares - Faceli

Doutorandoe em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (unicsul/SP).

Mestre em Educação, Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2013).

Professor Titular do curso de Pedagogia da Faculdade Pública de Ensino Superior de Linhares - Faceli

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Publicado

26-12-2024