Intercâmbio Cultural
usos e aplicações da Lei 10.639/03 e do Caderno da Gestão Escolar Para Equidade na promoção de uma escola antirracista
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43044Palabras clave:
Lei 10.639/03; Lei 11.645/08; Educação antirracista; Ensino aprendizagem; Espaços não formais de educaçãoResumen
O presente artigo tem por objetivo socializar uma prática pedagógica desenvolvida pela Superintendência Regional de Educação São Mateus em parceria com suas escolas, denominada “Intercâmbio Cultural”, que consiste em criar espaços de vivências e trocas culturais com foco nos elementos históricos, sociais e culturais de cada região do estado, em especial a região norte do Espírito Santo, através de visitações mútuas. A proposta visa estimular o conhecimento, a curiosidade e o respeito nos estudantes a partir de vivências e experiências socioculturais, tendo como escopo os usos e práticas das Leis 10.639/03, 11.645/08 e o Caderno da Gestão Escolar Para a Equidade. O projeto em tela buscou explorar os espaços não formais de educação, compreendendo a cidade e seu patrimônio histórico, cultural, material e imaterial como fundamento principal para a promoção de espaços de experiências e vivências significativas para o letramento racial, valorização da história e cultura capixaba, fortalecendo e incentivando os trabalhos desenvolvidos nas escolas sob jurisdição da Superintendência Regional de Educação de São Mateus e das Superintendências Regionais de Educação visitantes.
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