Contribuições da história da matemática africana no ensino de matemática na educação básica

Autores/as

  • Marinete Santana Wutke Welmer CEUNES/UFES
  • Carlos Luís Pereira CEUNES/UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43594

Palabras clave:

História da Matemática Africana; Educação Matemática; Etnomatemática; Inclusão Cultural

Resumen

Este presente artigo tem como proposição apresentar contribuições das ciências africanas e afrodiaspóricas com enfoque na história da matemática africana para o ensino-aprendizagem de matemática na educação básica. A pesquisa justifica-se com base na Lei nº10.639/2003, que estabelece obrigatoriedade nos currículos escolares nas escolas brasileiras da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. O problema de pesquisa proposto foi investigar se o ensino de matemática na abordagem didática, metodológica, decolonial e antirracista corrobora para desconstrução da história da matemática única, monocultural brancocêntrica e eurocêntrica ensinada na sala de aula? A pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa, dentro dos objetivos da pesquisa exploratória e, nos procedimentos da pesquisa bibliográfica em associação com a pesquisa documental. Verifica-se diante do importante acerco bibliográfico e documental analisado que a Lei nº 10.639/2003, configura-se o principal documento jurídico e educacional para o professor promover um ensino de matemática antirracista e decolonial. Conclui-se sendo primordial na escola pública brasileira um currículo multicultural com importante quantitativo de alunos afrodescendentes o ensino da história, cultura e conhecimentos de ancestralidade africana.

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Biografía del autor/a

Carlos Luís Pereira, CEUNES/UFES

Professor com licenciatura plena em Educação Física, Pedagogia e Ciências Biológicas cursadas no Centro Universitário de Minas Gerais e Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga - MG.Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul- São Paulo. Pós- Doutorando no Programa de Pós- Graduação em Ensino na Educação Básica na Universidade Federal do Espírito Santo.Tem experiência no exercício do magistério em nível de Educação Básica nas esfera pública e privada de ensino.Desde 2006 atual em nível de Educação Superior, com experiência em instituições privadas, pública federal e estadual. Atualmente exerce a função docente na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus X nos colegiados de Educação Física e Licenciatura Intercultural da Educação Escolar Indígena (LICEEI).Tem pesquisas e interesse nas temáticas acerca do ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática na Educação Básica nas perspectivas da Metodologias Ativas, Interdisciplinaridade Lei 10.639/2003 e 11.645/2008, Currículo descolonial e Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências e Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

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Publicado

09-08-2024