Cabelo e Empoderamento

uma proposta didático-pedagógica para a descolonização das Ciências da Natureza no ensino na Educação Básica

Autores/as

  • Ronaldo Augusto De Souza Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Débora Pereira Araújo
  • Carlos Luis Pereira
  • Gilmene Bianco

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43772

Palabras clave:

descolonização; ensino de química; cabelo; integração curricular

Resumen

O eurocentrismo está intrinsecamente presente na estrutura educacional, especialmente na disciplina de Química, de forma que há a necessidade de descolonizar este currículo para valorizarmos as contribuições das civilizações africanas e indígenas. A partir das nossas análises a justificativa desta pesquisa foi apresentar subsídios pedagógicos, didáticos e metodológicos para uma ensino de Ciências da Natureza decolonial, em vista da prevalência dos saberes eurocêntricos transmitidos o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ensino desta área de conhecimento. Objetiva-se nesta pesquisa apresentar a proposta de uma educação em Ciências da Natureza descolonizadora. A questão norteadora foi se a Lei 10.639/03 em diálogo com a disciplina Cultura, Diversidade e Educação tem potencialidade para promover uma educação decolonial? A metodologia da pesquisa foi dentro da abordagem qualitativa e nos objetivos da pesquisa exploratória e enquadra-se nos procedimentos da pesquisa-ação em associação com a pesquisa participante. Os resultados indicaram que os futuros professores concordam da emergência de descolonizar o ensino de Ciências da Natureza. Concluímos que o ensino decolonial favorece a inclusão de saberes africanos e dos afrodiaspóricos, contribuindo para formação humana integral dos alunos.

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Publicado

09-08-2024