Análise da representação do trabalho feminino na feira da mulher empreendedora de Tauá
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.44167Palabras clave:
Feira da Mulher Empreendedora de Tauá; Análise Crítica do Discurso; Gramática do Design Visual.Resumen
Este artigo tem como objeto de estudo a representação da mulher a partir da prática discursiva da “Feira da Mulher Empreendedora de Tauá”. Temos como arcabouço teórico as abordagens da Análise Crítica do Discurso e da Semiótica Social e Gramática do Design Visual. O objetivo geral da pesquisa é compreender como as representações visuais da mulher se manifestam nos cartazes da feira. Além disso, este estudo também se fundamenta na busca por uma compreensão do papel das semioses em contextos socioculturais e sua capacidade de moldar significados e influenciar as normas de gênero. Nosso corpus de análise consiste em 13 cartazes de divulgação da FeMET, publicados na página oficial da Prefeitura do Município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, no Ceará. No entanto, para fins de análise detalhada, fizemos um recorte específico, focando no primeiro cartaz desse conjunto, que foi o cartaz utilizado para a divulgação da primeira edição da feira. Os cartazes são peças multimodais que combinam recursos visuais e verbais para transmitir informações sobre o evento e criar uma narrativa visual. Os resultados apontam para constatação da precarização do trabalho, valores de dominação hegemônica, relações assimétricas de poder e perpetuação de estereótipos de gênero.
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