Oficina experimental para estudantes do 5º ano do ensino fundamental

possibilidades de incentivo à alfabetização científica por meio do uso de kit experimental

Autores/as

  • Atos Santos Amorim Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0009-0004-9675-6730
  • Carla da Silva Meireles Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo
  • George Ricardo Santana Andrade Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-1772-9477

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44491

Palabras clave:

Ensino de Química; Ensino Fundamental; Educação Básica; Contextualização

Resumen

O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma oficina experimental, por meio de um kit de experimentos elaborado em um projeto de extensão. A oficina foi aplicada a 22 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de São Mateus/ES e teve como objetivo promover a interação dos alunos com conceitos científicos por meio da experimentação como recurso didático. Os experimentos realizados durante a oficina e apresentados aos alunos foram planejados para serem simples e de fácil execução. Os resultados evidenciam a importância das atividades experimentais para a promoção da alfabetização científica e do pensamento crítico dos educandos, contribuindo assim para uma educação significativa e contextualizada.

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Biografía del autor/a

Carla da Silva Meireles, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2004. Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Química na UFU, área de Físico-Química com período sanduíche/Capes na Università Degli Studi di Genova/Itália. Atualmente é professora (Associada I) na Universidade Federal do Espírito Santo no Campus de São Mateus. Realiza trabalhos na área de aproveitamento de resíduos lignocelulósicos destacando a produção de membranas para processos de separação e na área de educação com desenvolvimento de materiais em projetos de ensino e de extensão.

Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Química Industrial e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche na Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Professora de Química no Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus São Mateus. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da Ufes. Desenvolve trabalhos de pesquisa na área de ensino de química, principalmente no desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos, metodologias ativas e formação de professores.

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Publicado

22-05-2024