Educação em ciências

interculturalidade, história, filosofia e sociologia da ciência no ensino

Autores/as

  • Debora Schmitt Kavalek Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Gustavo Souza Serapião Universidade Federal do Sul da Bahia https://orcid.org/0009-0009-4469-7069
  • Liziane Martins Universidade Federal do Sul da Bahia

Palabras clave:

Formação docente; Residência Pedagógica; Ensino de ciências da natureza

Resumen

A região do extremo sul da Bahia enfrenta desafios significativos no que diz respeito à formação de professores, muitos dos quais não são especializados nas áreas que lecionam. Isso resulta em um modelo educacional fundamentado na concepção "empírico-indutivista" da ciência, que desconsidera as relações do conhecimento científico com a sociedade e o ambiente. Assim, é necessário desenvolver estratégias de ensino que estimulem a reflexão sobre a prática científica e suas relações com a sociedade. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica tem sido uma iniciativa importante, proporcionando aos estudantes de licenciatura experiências práticas na educação básica, incluindo a regência em sala de aula e intervenções pedagógicas significativas. Este artigo tem como objetivo apontar potencialidades de um subprojeto de Residência Pedagógica, que durou 18 meses e foi realizado numa Escola pública de Ensino Médio do município de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, que procurou incorporar aspectos da Interculturalidade, História, Filosofia e Sociologia no ensino. Os resultados demonstram a importância de contextualizar o ensino aos aspectos históricos, interculturais, filosóficos e sociais da ciência, bem como a relevância da Residência Pedagógica para a melhoria dos processos de aprendizagem na área de Ciências da Natureza.

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Biografía del autor/a

Debora Schmitt Kavalek, Universidade Federal do Sul da Bahia

Departamento de Educação e Ciências Humanas.

Centro Universitário Norte do ES.

Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Área: Educação/Ciências Naturais.

Gustavo Souza Serapião, Universidade Federal do Sul da Bahia

Licenciando do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Liziane Martins, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Ensino, História e Filosofia das Ciências. Docente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e na Universidade do estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

22-05-2024