Elaboração do jogo “banco da química “

uma ação de intervenção didática do pibid de licenciatura em química da Ufes/Ceunes

Autores/as

  • Fernanda Scardini Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriel Pereira Prates Honorato Braga Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lívia Toscano Barbosa EEEFM Emílio Roberto Zanotti
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44526

Palabras clave:

Chemistry Teaching; Alternative Materials; Playful Teaching

Resumen

O jogo didático é um recurso importante no ensino de química, pois
motiva o aluno, aprimora a habilidade de resolução de problemas e favorece a
aquisição de conceitos químicos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi
criar e aplicar um jogo intitulado “Banco da Química”, baseado no jogo “Banco
Imobiliário®”, com o objetivo de auxiliar os alunos a compreenderem os
conteúdos de Modelos atômicos, Substâncias simples e compostas, Misturas
Homogêneas e Misturas Heterogêneas, abordados previamente durante as
aulas da disciplina de química. O jogo foi elaborado e confeccionado por
estudantes de Licenciatura em Química da Ufes/Ceunes, vinculados ao
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e foi aplicado
no primeiro trimestre de 2023 a 30 alunos da 1ª série do ensino médio de uma
escola pública estadual do município de São Mateus/ES. Durante a aplicação
do jogo foram realizados alguns questionamentos e muitos estudantes
afirmaram que o jogo ajudou no entendimento dos conteúdos vistos ao longo
do trimestre. Assim, o “Banco da Química” funcionou como um material
suplementar aos conteúdos já estudados pelos alunos e como um material de
apoio ao professor regente de química. A atividade estimulou a comunicação,
negociação e trabalho em equipe, proporcionando um ambiente de
aprendizado cooperativo, em que os estudantes aprenderam a compartilhar
conhecimentos, discutir estratégias e resolver problemas em conjunto.

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Publicado

22-05-2024