Elaboração do jogo “banco da química “
uma ação de intervenção didática do pibid de licenciatura em química da Ufes/Ceunes
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44526Palabras clave:
Chemistry Teaching; Alternative Materials; Playful TeachingResumen
O jogo didático é um recurso importante no ensino de química, pois
motiva o aluno, aprimora a habilidade de resolução de problemas e favorece a
aquisição de conceitos químicos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi
criar e aplicar um jogo intitulado “Banco da Química”, baseado no jogo “Banco
Imobiliário®”, com o objetivo de auxiliar os alunos a compreenderem os
conteúdos de Modelos atômicos, Substâncias simples e compostas, Misturas
Homogêneas e Misturas Heterogêneas, abordados previamente durante as
aulas da disciplina de química. O jogo foi elaborado e confeccionado por
estudantes de Licenciatura em Química da Ufes/Ceunes, vinculados ao
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e foi aplicado
no primeiro trimestre de 2023 a 30 alunos da 1ª série do ensino médio de uma
escola pública estadual do município de São Mateus/ES. Durante a aplicação
do jogo foram realizados alguns questionamentos e muitos estudantes
afirmaram que o jogo ajudou no entendimento dos conteúdos vistos ao longo
do trimestre. Assim, o “Banco da Química” funcionou como um material
suplementar aos conteúdos já estudados pelos alunos e como um material de
apoio ao professor regente de química. A atividade estimulou a comunicação,
negociação e trabalho em equipe, proporcionando um ambiente de
aprendizado cooperativo, em que os estudantes aprenderam a compartilhar
conhecimentos, discutir estratégias e resolver problemas em conjunto.
Descargas
Citas
AUGUSTO, C. A.; SOUZA, J. P.; DELLAGNELO, E. H. L.; CARIO, S. A. F.
Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de
transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011),
Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 51, n. 4, p. 745-764, 2013.
CRUZ, K. S. DA; CURY, F. G. Algumas Contribuições do PIBID para a
Formação de Professores de Matemática. Perspectivas da Educação
Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-23, 2022.
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua
Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p.
-98, 2012.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação
Física. 1. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
GAMELEIRA, S. T.; BIZERRA, A. M. C. Identificação de conhecimentos prévios
através de situações-problema. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 9,
n. 2, p. 130-147, jul./dez. 2019.
KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a Educação Infantil. In: Jogo, Brinquedo,
Brincadeira e a Educação. KISHIMOTO, T. M. (org). São Paulo: Cortez
Editora, 1996.
LUDOPEDIA [Site institucional]. Disponível em:
https://ludopedia.com.br/jogo/monopoly. Acesso em: 19 abr. 2024.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica.
ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MENDES, A. N. F.; SIQUEIRA, K. G. R.; SANTOS, J. V. S.; GOMES, O. B.;
WILL, G. PIBID Química São Mateus/ES: o olhar dos envolvidos no projeto
sobre a Formação Inicial de Professores. Kiri-Kerê: Pesquisa em Ensino,
Dossiê, v. 1, n. 5, p. 146-172, 2020.
NUNES, L. H. Q.; OLIVEIRA, V. G.; MENEZES, J. A.; LIMA, R. A.; SOUZA, F.
G. A utilização de jogos didáticos para o ensino de química em uma escola
pública no amazonas. Conexões Ciência e Tecnologia, v. 16, p. 01-09,
e022003, 2022.
OLIVEIRA, J.; SOARES, M.; VAZ, W. Banco químico: um jogo de tabuleiro,
cartas, dados, compras e vendas para o ensino do conceito de soluções.
Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 285-293, 2015.
SANTOS, A. J.; NOGUEIRA, J. D. M. S.; PAZ, G. L. Um jogo didático no ensino
de química como proposta de revisão para o ENEM. Revista Eletrônica
Científica Ensino Interdisciplinar, v. 7, n. 20, p. 235-248, março/2021.
SANTOS, C.; SANTOS, A. V.; OLIVEIRA, I. T.; ARAÚJO, A. F. Elaboração de
Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química
da UFAL. Diversitas Journal, v. 8, n. 1, p. 275-288, 2023.
SILVA, J. E.; SILVA JÚNIOR, C. N.; OLIVEIRA, O. A.; CORDEIRO, D. O.
Pistas Orgânicas: um jogo para o processo de ensino e aprendizagem da
química. Química Nova na Escola, v. 40, n.1, p.25-32, 2018.
SILVA, E. A. N.; JESUS, C. P. F.; MENDES, A. N. F.; ROCHA, S. M. S.
Jogando com a química: um instrumento de aprendizagem no ensino da
eletroquímica. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino
Tecnológico, v. 5, n. 10, p. 39-54, 2019.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química.
Goiânia: Kelps, 2013.
TEIXEIRA, C. de J. S. O Pibid e suas contribuições para a formação docente.
Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021.
VIEIRA, M. A.; AGUIAR, C. F. S.; CARDOSO, F.; BRITO, C. S.; SILVA, F. M.
S.; CARVALHO, R. B. F. Explorando a química com jogos didáticos no 3º ano
do ensino médio: uma abordagem prática para o ensino de funções orgânicas.
Revista Ciências & Ideias, v. 15, p. e24152391, janeiro/dezembro, 2024.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos
processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fernanda Scardini, Gabriel Pereira Prates Honorato Braga, Lívia Toscano Barbosa, Ana Nery Furlan Mendes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.