A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: uma trajetória de projeções utilitaristas e seus percalços.

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Résumé

O presente artigo tem por objetivo dar seguimento à discussão de alguns aspectos críticos relacionados às diversas etapas da história do ensino profissionalizante brasileiro. Baseado na literatura correlata e em documentos da legislação brasileira, delinearemos um panorama histórico e cronológico da chamada (hoje) Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando alguns marcos e percalços identificados durante a referida trajetória. De caráter bibliográfico, documental, investigativo e crítico, além de algumas prerrogativas da legislação brasileira, a presente abordagem tem seu aporte teórico em estudos e reflexões de intelectuais orgânicos como Cunha (1977, 2000, 2005), Frigotto (2007, 2008), Kuenzer (1997, 2007, 2009), dentre outros. Ressalva-se, contudo, que devido às diversas peculiaridades, modalidades e categorizações dos cursos profissionalizantes das instituições de ensino públicas e privadas do país, bem como os diferentes aportes corporativos e institucionais que as mesmas possuem, optou-se, aqui, por adotar o referido delineamento de modo pareado com a trajetória percorrida pelo atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

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Bibliographies de l'auteur

Manoel Tadeu Alves dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Tecnologia Mecânica e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando em Ensino na Educação Básica (Ensino, Sociedade e Cultura: Ciências Humanas e Sociais) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo - UFES.        E-mail: manoelta@ifes.edu.br

Ailton Pereira Morila, Universidade Federal do espírito santo

Doutor e mestre em educação pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP. Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro Permanente do Programa de pós-graduação em Ensino na Educação Básica. Pesquisador do Prometheus – Núcleo de Estudos Críticos.

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09-06-2018

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Artigos