Ensino de língua adicional no contexto atual: discutindo a temática racial sob a ótica dos Multiletramentos

Auteurs

  • Vanessa Tiburtino Servidora do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia. Mestranda em Ensino na Educação Básica - Universidade Federal do Espírito Santo/CEUNES.
  • Záira Bomfante dos Santos Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo; Professora Permanente do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ CEUNES, São Mateus – ES, Brasil.

Résumé

Este trabalho objetiva fazer uma reflexão a respeito do ensino de língua adicional na contemporaneidade, propondo a análise de uma seção de leitura disposta no livro didático de língua inglesa. No primeiro momento, traz algumas contribuições sobre a temática racial nas escolas. Em seguida, propõe discutir resumidamente do livro didático no contexto atual, com base nas considerações de Dias (2006) e Silva (2012). Então, por meio das contribuições de Rojo e Moura (2012), bem como do Grupo de Nova Londres (New London Group, 1996), ele centra-se na discussão dos Multiletramentos e as possibilidades de um ensino crítico e engajado a partir da proposições metodológicas desta pedagogia. Por fim, procede-se a análise de textos disponíveis em uma seção de leitura da unidade de um livro didático de inglês adotado atualmente em escolas do Ensino Médio. Os resultados apontam, a priori, para a necessidade de uma postura engajada por parte do docente, tendo em vista as lacunas encontradas nas atividades de compreensão textual analisadas.

Palavras-chave: Ensino. Multiletramentos. Livro didático. Relações étnico-raciais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Vanessa Tiburtino, Servidora do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia. Mestranda em Ensino na Educação Básica - Universidade Federal do Espírito Santo/CEUNES.

Licenciada em Letras- Português/Inglês (Multivix), em Educação Física (UFES) e em Pedagogia (UNIUBE). Servidora do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia – Nova Venécia - ES - Brasil. Mestranda em Ensino na Educação Básica no Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ CEUNES, São Mateus – ES, Brasil.

Záira Bomfante dos Santos, Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo; Professora Permanente do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ CEUNES, São Mateus – ES, Brasil.

POssui Licentciatura Plena e Letras- Potuguês/Inglês. Doutora em Estudos Linguísticos - POSLIN/UFMG. Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo; Professora Permanente do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ CEUNES, São Mateus – ES, Brasil.

Références

ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ASSIS, Machado de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1876.

BANDEIRA, Manuel. Consoada. In: Estrela da vida inteira: poesias reunidas. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970. p. 221.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 222-232.

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Seleção e introdução de Luiz Carlos Maciel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

GOETHE, Johan Wolfgang von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Ensaio, 1994.

Téléchargements

Publiée

31-05-2019

Numéro

Rubrique

Artigos