O mito e seu valor pedagógico sob o olhar de licenciandos em pedagogia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i6.28861

Résumé

A predominância da ausência de linguagem simbólica no contexto atual, inclusive, no que concerne à compreensão do próprio homem, incide na invisibilidade da função educativa do mito. Diante dessa hipótese, este artigo tem como objetivo compreender, no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH), o lugar que o mito ocupa no processo de ensino-aprendizagem dos anos elementares. Ancora-se em teóricos clássicos e em mitólogos contemporâneos na tentativa de compreender o mito como essencial para o despertar da consciência humana. A revisão bibliográfica e a pesquisa de campo foram os instrumentos metodológicos adotados. Dentre os resultados, constatamos que os discursos dos sujeitos acerca da relação entre mito e educação, bem como, suas concepções, não se traduzem nas respostas desses mesmos sujeitos no que concerne à efetiva configuração do mito nos anos escolares.

Palavras-chave: Despertar. Função educativa. Mito. Pedagogia.

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Biographie de l'auteur

Daniel Cardoso Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Filiação institucional: Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH), lotado no Departamento de Fundamentos Sócio históricos e Filosóficos da Educação (DFSHFE), área de Filosofia e Educação, titular da disciplina Estudos Filosóficos: Sociedade e Educação.

Qualificação acadêmica: Licenciado em Geografia, especialista em Análise do Espaço Geográfico, Mestre em Ciências Ambientais, formação complementar em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), integrante de alguns núcleos de pesquisa, dentre os quais, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NEPHE).

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Publiée

30-11-2021

Numéro

Rubrique

Educação, filosofias, infâncias: filosofar com infâncias, resistir na escola