Estágio de vivência em espaço não escolar: desafios à Educação por Alternância nas Licenciaturas em Educação do Campo
Résumé
Este artigo tem por objetivo descrever e analisar a experiência de um estágio curricular supervisionado realizado em um espaço educativo não escolar, ou seja, no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), situada no norte do estado da Bahia, uma organização não-governamental e social que atua com a proposta de Convivência com o Semiárido, na construção de uma sociedade melhor de se viver. Discute a relevância das vivências de estágios para a formação de educadores do campo que atuam com a Pedagogia da Alternância em Escola Família Agrícola (EFA). A “Sistematização de Experiências” foi a metodologia adotada para o processo de descrição e análise das vivências no Estágio. Como resultados, aponta-se a importância do estágio para a formação docente, que se torna mais significativo e emancipador, desde que levado em conta a unidade teoria e prática. Por isso, deve estar ligado com a pesquisa e articulado ao conjunto dos componentes curriculares realizado ao longo de todo percurso da formação. Enfim, este trabalho levanta indagações que desafiam a prática e a compreensão do Estágio no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - área de Ciências Agrárias (LECCA), realizado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Campus Inconfidentes/MG.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.