Estágio de vivência em espaço não escolar: desafios à Educação por Alternância nas Licenciaturas em Educação do Campo

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e analisar a experiência de um estágio curricular supervisionado realizado em um espaço educativo não escolar, ou seja, no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), situada no norte do estado da Bahia, uma organização não-governamental e social que atua com a proposta de Convivência com o Semiárido, na construção de uma sociedade melhor de se viver. Discute a relevância das vivências de estágios para a formação de educadores do campo que atuam com a Pedagogia da Alternância em Escola Família Agrícola (EFA). A “Sistematização de Experiências” foi a metodologia adotada para o processo de descrição e análise das vivências no Estágio. Como resultados, aponta-se a importância do estágio para a formação docente, que se torna mais significativo e emancipador, desde que levado em conta a unidade teoria e prática. Por isso, deve estar ligado com a pesquisa e articulado ao conjunto dos componentes curriculares realizado ao longo de todo percurso da formação. Enfim, este trabalho levanta indagações que desafiam a prática e a compreensão do Estágio no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - área de Ciências Agrárias (LECCA), realizado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Campus Inconfidentes/MG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Pinheiro Santos, EFA Araçuaí

Graduando em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias - IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes, Monitor-Educador da Escola Família Agroecológica de Araçuaí-MG. Email 

João Batista Begnami

Coordenador Pedagógico da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (AMEFA). Colaborador como professor e coordenador pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Área de Ciências Agrárias (LECCA) - no IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes, MG. Doutor e Mestre em Educação. Especialista em Pedagogia da Alternância. Graduado em Filosofia. Pesquisador da Pedagogia da Alternância e Educação do Campo.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3273-3028

 

Tiago Pereira da Costa

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial
(PPGADT/UNIVASF); Mestre em Extensão Rural; Especialista em Educação
Ambiental Interdisciplinar; Especialista em Desenvolvimento Sustentável no
Semiárido; Especialista em Metodologias Participativas Aplicadas à Pesquisa e
a ATER; Gestor Ambiental; Pedagogo.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil