Educação do Campo na perspectiva da Educação Científica Intercultural: O que dizem as pesquisas no campo da Educação em Ciências?

Auteurs

  • Maíra Gaigher Zetóles UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Patricia Silveira da Silva Trazzi UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO- UFES- PROFESSORA CENTRO DE EDUCAÇÃO
  • Elizabeth Detone Faustini Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31853

Résumé

Resumo: Neste artigo buscamos investigar como a literatura da área de Educação em Ciências vem abordando a temática da Educação Científica Intercultural na Educação do Campo, especificamente com relação às comunidades campesinas. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, com recorte temporal de 24 anos em periódicos e anais da área de Educação em Ciências. Os resultados apontam que, para as populações campesinas, ainda são poucos os trabalhos envolvendo a Educação Científica Intercultural. Contudo, os trabalhos encontrados apontam que os conhecimentos tradicionais das comunidades campesinas podem ser objetos da ciência escolar e que a Educação Científica Intercultural no contexto da Educação do Campo proporciona um ensino contextualizado, com temas da realidade dos estudantes e possibilita o aprendizado por meio da significação dos conceitos e diálogo entre os saberes locais e os saberes escolares.

Palavras-chave: Educação do Campo; Educação em Ciências; Educação Científica Intercultural; Comunidades campesinas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maíra Gaigher Zetóles, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professora da Escola Família Agrícola de Olivânia- Anchieta- ES. É mestranda do Programa de pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Patricia Silveira da Silva Trazzi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO- UFES- PROFESSORA CENTRO DE EDUCAÇÃO

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFES.  Professora Adjunta no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Educação em Ciências-Labec-UFES.

 

Elizabeth Detone Faustini Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo EDUCIMAT-IFES. Licenciada em Química pela UFES. Bacharel em Artes Plásticas pela UFES. Licenciada em Ciências e Matemática pela PUC-MG. Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Laboratório de Pesquisa em Educação em Ciências-Labec-UFES.

Téléchargements

Publiée

29-10-2020

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil