Educação do Campo na perspectiva da Educação Científica Intercultural: O que dizem as pesquisas no campo da Educação em Ciências?
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31853Résumé
Resumo: Neste artigo buscamos investigar como a literatura da área de Educação em Ciências vem abordando a temática da Educação Científica Intercultural na Educação do Campo, especificamente com relação às comunidades campesinas. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, com recorte temporal de 24 anos em periódicos e anais da área de Educação em Ciências. Os resultados apontam que, para as populações campesinas, ainda são poucos os trabalhos envolvendo a Educação Científica Intercultural. Contudo, os trabalhos encontrados apontam que os conhecimentos tradicionais das comunidades campesinas podem ser objetos da ciência escolar e que a Educação Científica Intercultural no contexto da Educação do Campo proporciona um ensino contextualizado, com temas da realidade dos estudantes e possibilita o aprendizado por meio da significação dos conceitos e diálogo entre os saberes locais e os saberes escolares.
Palavras-chave: Educação do Campo; Educação em Ciências; Educação Científica Intercultural; Comunidades campesinas.
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